Menu

PF cumpre mandados em Manaus durante segunda fase de operação contra facção suspeita de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro

WhatsApp
Facebook
Telegram
X
LinkedIn
Email
Uma pessoa foi presa e três mandados de busca e apreensão foram cumpridos, na capital, nesta quinta-feira (12).

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (12), a segunda fase da Operação Barões do Arcanjo” que investiga uma facção criminosa suspeita de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro em todo o país. Nesta etapa, uma pessoa foi presa e três mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Manaus.

O grupo criminoso atuava principalmente nas regiões do alto e médio Rio Negro, no município de São Gabriel da Cachoeira, interior do Amazonas.

As investigações da PF tiveram início após a descoberta de uma rota de tráfico no município de São Gabriel da Cachoeira. Segundo a polícia, a droga era transportada para Manaus e, de lá, distribuída por todo o país. Na primeira fase da operação, realizada em outubro, várias pessoas foram presas e 40 mandados de busca e apreensão foram cumpridos.

A PF também identificou que os suspeitos utilizavam códigos e termos disfarçados em conversas, além de rastrear grandes quantidades de drogas em transporte. O esquema incluía ainda a criação de empresas para ocultar os lucros obtidos com o tráfico.

Os suspeitos vão responder por tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de capitais, podendo ser condenados a penas superiores a 30 anos de prisão.

Primeira fase

No dia 10 de outubro, a Polícia Federal deflagrou a primeira fase da operação que resultou na prisão de novo pessoas e o cumprimento de 40 mandados de busca e apreensão. De acordo com a investigação a organização criminosa movimentou mais de R$ 30 milhões entre 2022 e 2024. Uma pista de pouso usada na rota do tráfico foi destruída.

“A gente apurou que um posto de gasolina era utilizado para lavagem de dinheiro, que estava sendo construído um hotel pela organização criminosa e descobrimos também uma pista de pouso no estado do Pará para distribuição da droga”, informou o superintendente regional da PF João Paulo Garrido.

Durante as diligências, os agentes também cumpriram oito medidas cautelares diversas da prisão em localidades não informadas e o sequestro de 51 veículos no Amazonas. Também foram bloqueadas contas bancárias dos investigados nas cidades de Manaus, São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga, no Amazonas, Alenquer, no Pará, Boa Vista, em Roraima e Diadema, no interior de São Paulo.

plugins premium WordPress