O local onde o lixo é depositado em Manicoré foi um dos principais assuntos nesta segunda-feira, 28, na Câmara de Vereadores daquela cidade. Com a chegada das chuvas parte do chorume invadiu estradas próximas ao lixão. A população da Estrada do Inajá protestou pedindo uma solução para as autoridades.
Com as chuvas o lixo em decomposição e outros materiais derivados do lixo foram parar nas ruas do ramal. “Isso é prejuízo para a população, principalmente para a saúde”, disse um dos moradores. O chorume além de invadir as ruas no meio do ramal ainda reuniu uma grande quantidade de urubus.
Sem saber onde jogar o lixo a Ambiental Serviços, responsável pela coleta em Manicoré coletou o lixo nesta terça-feira, 29.
“As autoridades estão sabendo, o problema ali é sério”, disse um dos funcionários da empresa que não quer se identificar. Com o problema resolvido a coleta vai voltar normalmente informou o funcionário. A Ambiental pede desculpas aos moradores, colaboração e compreensão de todos.
Apesar do assunto ter sido discutido na Câmara de Vereadores até o momento não foi divulgado nenhuma nota sobre o assunto por parte do Executivo Municipal.
O chorume nada mais é do que aquele líquido escuro que se encontra em áreas com acúmulo de lixo. É o resultado da decomposição e putrefação de matéria orgânica, sendo muito encontrado nos lixões a céu aberto. Além da coloração escura, possui textura viscosa e um cheiro muito forte.
Fonte: Nonato Malta e Edson Soares