O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou um recado para os candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cuja primeira etapa ocorre neste domingo, 5, em todo o país.
Com uma jaca na mão, de chapéu, bermuda e camiseta ele disse em tom de brincadeira para os estudantes não confundirem a fruta com uma uva, caso caia uma questão sobre o tema na prova.
A postagem no Instagram, conforme informou o jornal O Tempo, foi gravada pela primeira-dama, Janja da Silva, nos jardins do Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República em Brasília.
Depois da piada, recomenda a eles tranquilidade e dá um conselho que contraria a orientação de especialistas. Disse para os jovens tirarem o sábado para “estudar o que falta”. A recomendação é para que, na véspera da prova, eles relaxem.
A única preocupação, nos momentos que antecedem a prova, deve ser em relação ao horário, já que os portões se fecham às 13 horas. Os candidatos devem levar um documento oficial com foto e caneta esferográfica com tinta preta fabricada em material transparente.
“Amanhã é um dia muito importante na vida de vocês”, disse Lula. “Vocês precisam hoje se prepararem, não deixar que nada, nada, nada abale o sistema psicológico de vocês. Não briguem com o pai, não briguem com a mãe, com a irmã, com o irmão, não briguem com o primo.”
Exame terá questões objetivas e redação
O presidente prosseguiu dizendo que “hoje é um dia de muita tranquilidade, de você estudar o que falta estudar porque amanhã você tem que chegar no horário para fazer o Enem”.
Lula destacou que o resultado deste exame serve para mudar vidas. “Porque o Brasil precisa muito, muito de gente competente, de gente bem formada, de bons profissionais e somente a Educação é capaz de garantir isso.”
O Enem terá 90 questões objetivas sobre linguagens e ciências humanas e redação dissertativa-argumentativa de até 30 linhas.
O exame só terá validade para ingressar na universidade para aqueles que já concluíram o ensino médio. No entanto, estudantes de todo o país que se inscreveram poderão realizá-lo.