Produtores de flores do Ramal das Flores já se preparam para ampliar a produção e venda, após a via receber a pavimentação aguardada há mais de 20 anos. A expectativa da Associação dos Floricultores e Produtores de Plantas do Amazonas (AFPAM) é que o local se torne um polo de exportação do produto, abrindo novas perspectivas de desenvolvimento no estado.
A obra do ramal localizado no quilômetro 916 (antigo km 32), da BR-174, zona rural de Manaus, foi entregue pelo Governo do Amazonas nesta segunda-feira (24/04), por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), com investimento de R$ 3,2 milhões.
A produtora Yara Batista disse que, com o ramal asfaltado, a expectativa é que a produção cresça e, consequentemente, o lugar venha a se tornar um polo de exportação de flores.
“Agora nós vamos produzir flores e levar para o exterior. Pelo menos 6 países responderam ao nosso e-mail. Agora é cultivar, plantar e exportar”,
enfatizou Yara.
O asfaltamento na região era uma demanda antiga, mas só foi atendida na gestão de Wilson Lima. O produtor Ivan Pires, acredita que, além de ampliar o mercado, a pavimentação deve melhorar o escoamento e gerar mais empregos, já que a falta de condições de tráfego comprometia o planejamento e execução do trabalho.
“Eu fico emocionado porque é muito tempo de espera. A gente não conseguia adentrar na área para trabalhar e hoje, graças a Deus, é um sonho realizado. A pavimentação, com certeza, vai permitir crescimento, emprego, escoamento e as pessoas também podem nos visitar agora”,
disse Ivan.
O ramal recebeu serviços em mais de três quilômetros de extensão, incluindo terraplenagem e regularização de leito, pavimentação em concreto asfáltico, drenagem com bueiros, sarjeta, meio-fio e sinalização horizontal. A pista de rolamento conta com seis metros de largura e um metro de acostamento para cada lado.
Desde 2019, o Governo do Amazonas já concluiu mais de 137 quilômetros de ramais e estradas por meio de 23 obras de pavimentação. Atualmente, o estado executa a pavimentação de outros 154 quilômetros em 20 obras.
“O governador Wilson Lima definiu como política de governo pavimentar ramais. São 25 mil quilômetros de vias, mas nós estamos dando o primeiro passo e criando uma cultura, que é de fazer ramal pavimentado dentro das melhores técnicas de engenharia do estado do Amazonas”,
afirmou o secretário de Estado Infraestrutura, Carlos Henrique Lima.
Fotos: Alex Pazuello/Secom