Em uma importante reunião realizada entre representantes da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), da Secretaria Especial de Saúde Indígena (SESAI) e do 8º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Tabatinga, foi firmada uma parceria estratégica visando garantir a segurança das comunidades indígenas da região.
O principal objetivo dessa aliança é combater possíveis ataques de infratores e investigar a presença de drogas, armas e bebidas alcoólicas nas aldeias indígenas. Para isso, uma Guarnição da Operação Hórus da Polícia Militar foi deslocada para as comunidades onde há relatos de presença de infratores chamados pelos indígenas de “pela caras”.
Durante a reunião, também foi acordado que haverá cooperação mútua entre as instituições, especialmente no que diz respeito à logística de transporte e hospedagem. Além disso, membros da FUNAI e SESAI acompanharão as ações policiais nas comunidades indígenas do Alto Solimões, reforçando a importância da integração entre os órgãos responsáveis pela proteção dessas populações.
Essa parceria representa um avanço significativo na garantia da segurança e bem-estar das comunidades indígenas em Tabatinga. A união de esforços entre FUNAI, SESAI e Polícia Militar evidencia o compromisso em enfrentar os desafios enfrentados pelas comunidades indígenas, promovendo um ambiente seguro e saudável para todos os seus membros.
Essa iniciativa é um passo importante na valorização e proteção dos direitos indígenas, além de ser um exemplo de cooperação entre diferentes instituições em prol de um objetivo comum: a segurança .