O papa Francisco passou a noite bem, dormiu e está descansando, informou o Vaticano na manhã desta segunda-feira, 24. Este é o décimo dia de internação do pontífice de 88 anos, que agora apresenta também uma “insuficiência renal leve”, provocada pela infecção pulmonar. “A noite passou bem, o papa dormiu e está descansando”, diz a nota.
Francisco trata de uma pneumonia bilateral. Ele segue em estado crítico, mas não apresentou novas crises respiratórias desde sábado. O santo padre precisou “receber altos fluxos de oxigênio” e, no domingo, estava alerta, responsivo e participou de uma missa. Segundo os médicos, o prognóstico é reservado.
O estado de saúde de Francisco é delicado devido à sua idade, fragilidade e doença pulmonar preexistente. A principal ameaça do momento é o risco de sepse, uma infecção grave do sangue que pode ocorrer como complicação de uma pneumonia. Até o momento, não houve nenhuma menção ao surgimento de sepse nas atualizações médicas fornecidas pelo Vaticano, incluindo as de domingo.
Este é o décimo dia de internação do santo padre, o que iguala ao maior período de hospitalização desde o início de seu papado. Em 2021, Francisco passou dez dias no Gemelli, em Roma, depois da retirada de 33 centímetros do cólon.