Manaus/AM – Quatorze pessoas foram presas e três menores foram apreendidas por crimes contra pessoas idosas no estado do Amazonas. As prisões ocorreram durante a “Operação Virtude”, que foi deflagrada entre os dias 10 de junho e 10 de julho.
A operação integrada entre a Polícia Civil, o Ministério da Justiça, o Ministério Público do Amazonas (MP-AM) e outros órgãos públicos e privados de apoio, teve como objetivo cumprir mandados de prisão e apurar denúncias de crimes como violência contra os idosos em diversas esferas.
Delegada Andreia Nascimento – Foto: Jander Robson/Portal do Holanda“Durante esses 32 dias, nós recebemos 724 boletins de ocorrência mais de 500 denúncias anônimas e desse número nós conseguimos realizar 32 diligências domiciliares visitando pessoas idosas que estariam vivem vivenciando uma possível situação de violência”, explica a delegada Andreia Nascimento, da Delegacia do Idoso.
As vítimas também receberam atendimento psicológico de equipes multidisciplinares da Secretária dos Direitos da Pessoa Idosa.
Franciane Alves – Foto: Jander Robson/Portal do Holanda“Vamos dizer que 80% desses casos são de negligência voltada à pessoa idosa, onde a família não presta assistência, onde a família negligencia esse idoso.
Foi possível também institucionalizar algumas pessoas idosas que estavam em situação de maus-tratos.Vale reforçar a importância desse trabalho psicossocial (…) Nós conseguimos reforçar junto à rede de proteção ao Ministério Público e embasar esses maus tratos que esses idosos vêm sofrendo”, destaca Franciane Alves, secretária do órgão.