Manaus/AM – Ordenamento do trânsito, fluidez de veículos e segurança viária são alguns dos objetivos da “Operação Natal”, lançada pelo Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), nesta terça-feira (26), e que se estenderá até as 6h do dia 1º de janeiro, após a festa de Réveillon no complexo turístico Ponta Negra. O lançamento da ação ocorreu nas esquinas das avenidas Eduardo Ribeiro com 7 de Setembro, no Centro, zona Sul.
Com a atuação de cerca de 150 agentes de trânsito, a operação ocorre, principalmente, no centro comercial, imediações de shopping centers e áreas comerciais dos bairros da capital.
Além das ações no Centro, haverá reforço no efetivo diário de fiscalização com a presença de agentes de trânsito distribuídos nas demais áreas comerciais da cidade, como a avenida J, no bairro Alvorada; avenida Francisco Queiroz, no Manoa; rua do Comércio, no Parque 10 de Novembro; avenida Autaz Mirim, no bairro Jorge Teixeira; e nos shopping centers de todas as zonas de Manaus.
O diretor de Operações de Trânsito do IMMU, Stanley Ventilari, ressaltou o objetivo e funcionamento da operação. “Estamos ampliando o nosso efetivo em todas as zonas comerciais da cidade. A gente percebe que, principalmente no centro da cidade, há um aumento significativo de pessoas e de veículos. Para que tenhamos segurança viária, estamos ampliando tanto a questão do nosso efetivo nessas áreas, como também estamos ampliando a fiscalização para que a gente não tenha nenhum problema nesse sentido”, disse.
Ainda de acordo com Ventilari, locais de grande movimentação de pessoas serão atendidos.
“Iremos expandir a atuação para todas as áreas da cidade. Há grandes áreas comerciais, por exemplo, na zona Norte, na área do Manoa. Na área Norte ainda, nós temos o Sumaúma e o Via Norte. Nós temos também na área Leste a Autaz Mirim, que é repleta de comércios, temos na área Centro-Sul os grandes shoppings da cidade. Todas essas regiões serão atendidas com reforço na fiscalização”, frisou.
Ventilari orientou os condutores e pedestres para que obedeçam às regras de trânsito, para evitar transtornos e até acidentes. “A população deve estar atenta a sinalização. Condutores ainda insistem em estacionar em locais proibidos ou em passeio público. Por isso, vamos intensificar a fiscalização para oferecer segurança aos pedestres e demais condutores. Queremos garantir o direito de ir e vir das pessoas, bem como facilitar a chegada aos grandes comércios”, concluiu.