Durante cumprimento da operação Hórus/Fronteira Mais Segura, dois homens, de 31 e 36 anos, foram presos no município de Codajás (a 240 quilômetros de Manaus), na quinta-feira (27/10). Na ação, os policiais apreenderam diversas porções de entorpecentes, munições de armas de fogo e dinheiro.
De acordo com o relatório policial, os agentes receberam uma denúncia de que, em um matagal no beco da paz, em Codajás, indivíduos estariam comercializando entorpecentes. Por volta de 18h30, os policiais se dirigiram até o local indicado na denúncia.
Ao se aproximar do endereço, os agentes iniciaram uma incursão, quando os suspeitos fugiram. Posteriormente, dois homens foram localizados e, durante a abordagem, foram encontradas 20 porções de entorpecentes entre maconha, oxi e cocaína; R$ 1.405 mil em espécie; além de duas facas e oito munições calibre 16.
Os dois homens e o material apreendido foram encaminhados para o 78° Distrito Integrado de Polícia (DIP).
Fronteira Mais Segura/Hórus
Dentro das prioridades de combate ao crime organizado, crimes violentos e corrupção, o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) fortaleceu a atuação integrada com outros órgãos de Segurança Pública para impedir a entrada de drogas, cigarros, armas e munições pelas fronteiras do país, por meio da operação Fronteira Mais Segura/Hórus.
A ação conta com o efetivo de todo o sistema de Segurança Pública do Amazonas e atua nas fronteiras e rodovias estaduais, além de atuar diretamente na Base Arpão, localizada no município de Coari (a 363 quilômetros de Manaus), e na cidade de Tabatinga (distante 1.108 quilômetros da capital), que faz fronteira entre o Brasil, Colômbia e Peru, reprimindo a rota do tráfico.