O senador Omar Aziz (PSD) foi o mais recente nome avaliado pelo jornalista Igor Castro na série de análises do portal Direto ao Ponto sobre possíveis candidatos ao Governo do Amazonas em 2026. Com uma trajetória extensa, Aziz caminha para disputar sua 12ª eleição, destacando-se como o nome mais experiente entre os pré-candidatos até o momento.
De acordo com Castro, apesar de liderar as intenções de voto em todos os cenários já divulgados, Omar enfrenta grande rejeição na capital Manaus, especialmente entre o eleitorado mais jovem. Essa dificuldade estaria relacionada à sua ligação direta com o presidente Lula (PT), cuja rejeição é significativa na capital amazonense.
“Omar é uma das maiores lideranças políticas do estado. Hoje, conta com o apoio da maior parte dos vereadores, deputados e prefeitos, principalmente do interior”, destacou o jornalista. No entanto, ele pondera: “O desafio de Omar será ampliar sua comunicação com o público jovem e contornar a rejeição em Manaus”.
Conforme pesquisa Direto ao Ponto, Aziz apresenta o maior potencial de votos entre os nomes testados, com 38% dos eleitores afirmando que votariam nele com certeza. Mesmo assim, a avaliação é clara: para garantir espaço no segundo turno, será necessário superar a resistência em setores estratégicos do eleitorado. “Em um cenário atual, dificilmente ficaria de fora de um eventual segundo turno”, avaliou.