A construção do viaduto Rei Pelé, na rotatória do Produtor, está na reta final e já alcançou 85% de execução. No momento, as equipes da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), trabalham no cimbramento do aço que servirá de base para o tabuleiro do viaduto, uma estrutura por onde os veículos irão trafegar no novo retorno dentro da rotatória. Nos próximos dias, a pista de rolagem deve começar a ser concretada.
A laje de fundo foi finalizada, com espessuras que variam entre 60 e 70 centímetros, enquanto do outro lado da obra os trabalhos seguem acelerados.
“Essa é uma determinação do prefeito David Almeida. Estamos operando 24 horas por dia para dar celeridade aos trabalhos, porque sabemos dos transtornos que uma obra dessa magnitude causa. Mas não tenho dúvidas de que vamos entregar antes do prazo previsto, em maio”, afirma Renato Junior, vice-prefeito e secretário de Obras.
O compromisso da gestão, segundo ele, é minimizar o impacto para a população e garantir que, ao final, o trânsito na região flua melhor.
“Sabemos do impacto para quem passa por aqui todos os dias, para os comerciantes, para os motoristas. Mas quando tudo estiver pronto, essa fase de transtorno vai ficar no passado”, garante Renato Junior.
Além do viaduto, a trincheira, que compõe a parte inferior do complexo viário, também segue em fase avançada. “Já estamos na execução da saída para quem entra na avenida Itaúba e segue para a avenida Autaz Mirim. O projeto ainda prevê duas faixas para a Autaz Mirim, duas para a Camapuã e a manutenção de uma rotatória em nível”, explica.
Com a garantia de antecipação da entrega, a expectativa é que a estrutura desafogue um dos pontos mais críticos do trânsito de Manaus, proporcionando maior fluidez e segurança para quem passa pelo local diariamente.