Menu

O nome do PL para a prefeitura em 2024 ainda não está filiado, mas já foi negociado: David Almeida

Compartilhe

PL para a prefeitura em 2024

POR FRED MELO

O PL se prepara para uma jogada ousada em Manaus. Com a possível candidatura de David Almeida à prefeitura em 2024, uma aliança engenhosa entre Valdemar Costa Neto, Alfredo Nascimento e o deputado Alberto Neto se desenha nos bastidores.

Fontes de Brasília e o próprio David Almeida confirmam veladamente que ele deve ser o candidato do PL a prefeito de Manaus em 2024. Isso foi evidenciado pelo processo de expulsão de Coronel Menezes, um símbolo do bolsonarismo em Manaus, e por uma série de acordos que se formam nos bastidores.

O PL, liderado por Valdemar Costa Neto, é consciente do poder de influência de Jair Bolsonaro, e essa moeda de troca está sendo habilmente utilizada. Valdemar é um brilhante comerciante da política brasileira. Esteve preso no Mensalão justamente por comandar um esquema montado para beneficiar deputados de seu partido. Hoje ele sabe que tem nas suas mãos uma joia rara, o maior cabo eleitoral do Brasil: Jair Bolsonaro.

Por outro lado, Alfredo Nascimento, ex-ministro que já transitou por diferentes esferas políticas, foi ministro de Lula e Dilma exonerado por indícios de corrupção no Ministério dos Transportes, também sabe que através do voto popular não consegue mais se eleger.

O deputado Alberto Neto, sempre posando de bom moço, também optou por um acordo político que garanta uma perspectiva mais segura para seu futuro, ao invés de uma disputa acirrada ou de apoiar Menezes, com quem tem diferenças desde 2020.

Este acordo parece ser vantajoso para todas as partes. David Almeida ingressaria no maior partido do Brasil, enquanto afasta um potencial concorrente direto, Coronel Menezes, que representa fortemente o bolsonarismo em Manaus.

Menezes, ao atacar em uma live o deputado federal Alberto Neto, deu a grande chance que todos na cúpula do PL aguardavam: tirá-lo do caminho para assim escancarar as portas para David Almeida. O acordo já estava feito e Valdemar foi cirúrgico neste episódio. Deu a ordem para que o processo de expulsão fosse instalado e executado de forma imediata.

Resta saber se Bolsonaro apoiará abertamente um candidato aliado de Omar Aziz, um opositor declarado, que também sugeriu conceder o título de Cidadão do Amazonas ao ministro do STF Alexandre de Moraes, chamou o seu governo de “governo de burros”, enxerga Lula como estadista e ainda é parceiro do senador Eduardo Braga, do MDB, que por sinal deve compor a aliança e indicar o candidato a vice.

Creio que Bolsonaro, por se apresentar como um político diferente, imbrochável e incorruptível, se manterá neutro nas eleições de Manaus e que David pode estar dando um grande tiro no pé. No processo político não há anjos e nem santos, mas também há de se impor limites aos planos e alianças como essa que está sendo feita para trazer Almeida ao PL.

Bolsonaro sabe muito bem que David Almeida representa tudo aquilo que ele afirma combater, mas, quando o assunto é política, até boi consegue voar. É esperar para ver. Um fato é certo: o PL com apoio do Bolsonaro tem um valor. Sem ele, tem quase valor nenhum.

Por vias tortas e indiretas, Menezes sempre teve razão…

Que phase!

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress SiteLock