Menu

O futuro chegou! Empresa chinesa anuncia moto voadora

WhatsApp
Facebook
Telegram
X
LinkedIn
Email
Sustentável e ecológica, moto voadora 100% elétrica deve chegar ao mercado no meio do próximo ano; confira o preço e detalhes

A moto voadora Skyrider 1 foi apresentada durante a CES 2025. O modelo promete ser o primeiro “veículo voador terrestre de passageiros” do mundo.

Fabricada pela Rictor, sub-divisão da companhia chinesa Kuickwheel, a motocicleta deverá funcionar de forma 100% elétrica. Sem a necessidade de combustível, a invenção seguirá os princípios de sustentabilidade, praticidade e eficiência, enfatizados pela sua fabricante.

Apesar do projeto promissor, o anúncio levantou alguns questionamentos. A empresa fundada em 2014 possui em seu repertório apenas alguns modelos de bicicletas e patinetes elétricos. Disso para a primeira moto voadora do mundo parece ser um passo ousado, para dizer o mínimo.

Skyrider 1 no painel da rictor durante a CES 2025
Skyrider 1 no painel da rictor durante a CES 2025 (Imagem: Divulgação/Rictor)

EVTOL e inovação

Apesar das dúvidas, a Skyrider 1 será uma das principais inovações no campo dos eVTOLs (do inglês, veículo elétrico de decolagem e pouso vertical). Esta área está cada vez mais em evidência dentro da indústria da mobilidade. Com a necessidade de novos meios de locomoção surgindo, esta tecnologia ganhou sua devida atenção.

EVTOLs geralmente são veículos de pequeno porte movidos a energia elétrica. Alimentados por baterias, eles têm a capacidade de levantar vôo com pouco espaço disponível, utilizando, na maioria das vezes, hélices. Com pouca ou nenhuma emissão de poluentes, essa pode ser uma boa alternativa para contribuir no combate à poluição.

Funcionamento da moto voadora

Caso você sinta a necessidade de se livrar do trânsito, basta abrir suas hélices, carregar os propulsores, escolher seu destino e decolar. A Skyrider 1 irá contar com um piloto automático extremamente avançado. O sistema será responsivo a eventos climáticos e correntes de ar, otimizando a rota e garantindo a segurança do passageiro – de acordo com a fabricante.

skyrider 1 sobrevoando cidade
skyrider 1 sobrevoando cidade (Imagem: Divulgação/Rictor)

Feito com fibra de carbono e alumínio de aviação, o projeto da Rictor promete proporcionar aos compradores uma sensação leve de vôo e confiabilidade em meio ao estresse urbano.

A moto voadora contará com a duração de 25 minutos de bateria, em sua versão mais básica e um máximo de velocidade de 100 km/h. Já o modelo de topo de linha contará com 40 minutos de carga, sistemas de segurança a mais e um paraquedas de emergência equipado.

Segundo o portal americano New Atlas, os preços da motocicleta deveram girar em torno de U$ 60 mil (algo em torno de R$ 360 mil). Ainda segundo o jornal estado-unidense, a Skyrider 1 deve chegar no meio do próximo ano.


Descubra mais sobre MenezesVirtualEye

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Descubra mais sobre MenezesVirtualEye

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading