Menu

O Fator Coronel Menezes e a direita a poucos dias da eleição: o vice mais popular da história

WhatsApp
Facebook
Telegram
X
LinkedIn
Email

POR FRED MELO:

Em Manaus, uma figura está incendiando o cenário político. Se você gosta e acompanha a política local, sabe que estou falando do Coronel Menezes, que nesta campanha virou um verdadeiro showman e está construindo uma história peculiar. Com alegria, simpatia e rebeldia, ele vem conquistando as ruas, arrebatando mentes e corações em suas caminhadas e as reuniões diárias.

Menezes, lançado na política pelas mãos do ex-presidente Jair Bolsonaro, como superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), nunca mais saiu dos holofotes. Desde então, são 6 anos de manchetes e polêmicas. Seu nome não apenas circula, mas reverbera na política do Amazonas.

Quando deixou a Suframa por pressões políticas, Menezes não voltou à sombra. Nas eleições de 2020, surpreendeu com 110 mil votos para a Prefeitura de Manaus, uma cifra impressionante para quem, até então, era relativamente desconhecido. Mas foi em 2022 que ele selou seu nome na política estadual, com 737 mil votos – sendo 544 mil apenas em Manaus. Assim nascia um novo protagonista no nosso tabuleiro político.

Agora, em 2024, depois de brigas internas, expulsão do PL (promovida pela dupla Alberto Neto e Alfredo Nascimento) e convite imediato para presidir o Progressistas em Manaus, Menezes resolveu chacoalhar o cenário mais uma vez. Primeiro, se cogitava sua candidatura a vereador, mas o convite para ser vice de Roberto Cidade mudou tudo. A partir de então, a corrida eleitoral ganhou um novo tempero.

É consenso afirmar que nenhum outro vice na disputa agregou tantos votos ao cabeça de chapa quanto Menezes. Enquanto os outros coadjuvantes mal aparecem, ele protagoniza e rouba a cena. São duas a três caminhadas diárias, no mínimo, onde ele pula, corre, dança, grita, anima e ainda faz sua tradicional série de 44 flexões. É um verdadeiro furacão por onde passa.

Com a reta final da eleição se aproximando, a campanha se afunila e o cenário está claro: o segundo turno deve ser entre David Almeida e Roberto Cidade. E aqui vai o detalhe que pode mudar tudo: Cidade começou com míseros 2% nas pesquisas. Hoje, já é o favorito para conquistar essa vaga– muito disso graças à força de Menezes. Ele não só leva consigo os valores da direita, como não se distanciou de seu mentor, Bolsonaro, defendendo os pilares ‘Deus, Pátria, Família e Liberdade’.

O segundo turno será uma nova eleição, e um vice com essa popularidade pode transformar o jogo. Menezes faz da campanha duas em uma: sua presença multiplica eventos, atrai multidões e pode transformar o que parecia impossível em provável. A vitória está no horizonte, basta chegar até lá. Dia 6 de outubro vai revelar tudo.

Com a dupla Cidade-Menezes confirmada no segundo turno, já sabemos o que esperar: com o jeito peculiar de fazer política do coronel, a direita virá junto com ele e a vitória estará muito bem encaminhada.

Quanto ao atual prefeito, sua batata já está no forno, assando…

Que phase!

plugins premium WordPress