Um novo motor da Ford será capaz de transformar qualquer carro a combustão em elétrico, com seu conjunto de 285 cv e 43,9 kgfm. Siga-nos no Instagram
O modelo do motor elétrico, chamado Eluminator, chama a atenção por seu tamanho compacto, além de ser possível fixá-lo diretamente junto às rodas.
Informações sobre o novo motor da Ford
Além das informações de 285 cv e 43,9 kgfm, o que já é mais que o dobro da maioria dos 2.0 turbo do mercado, também há as informações sobre o tamanho do motor.
Confira o tamanho do Eluminator:
- 57 cm de comprimento;
- 34,5 cm de largura;
- 37 cm de altura.
Em comparação relativa ao tamanho, o novo motor da Ford é até mesmo menor que um câmbio manual tradicional.
A montadora ainda não afirmou se deverá oferecer outros componentes que são esses para a eletrificação, como o inversor e a bateria de alta tensão.
Lembrando que ambas as peças (inversor e bateria de alta tensão) já são oferecidas por outras sistemistas.
Além disso, o preço do Eluminator também não foi revelado, mas a expectativa é que ele seja mais barato que um V8 tradicional.
Tendência no mercado
A conversão de motores de combustão em veículos elétricos é uma tendência no mercado, e por isso diversas fabricantes vem entrando nesse mercado.
De acordo com o relatório publicado pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA), o Brasil deverá seguir a tendência global dos veículos elétricos.
As projeções levantadas pela ANFAVEA apontam que em 2035, até 62% dos veículos vendidos em território nacional devem ser elétricos ou híbridos.
No entanto, para que esse cenário seja possível, será necessário um investimento de aproximadamente R$ 150 bilhões em não só infraestrutura, como também tecnologia e produção de veículos elétricos.
Fonte: Auto Esporte e Mundo Conectado