Empesas do Norte e do Nordeste podem renegociar dívidas com os Fundos de Investimento da Amazônia, o Finam, e do Nordeste, o Finor. A repactuação pode ser feita até 18 de dezembro deste ano.
Segundo lei sancionada pela Presidência da República, os débitos podem ser quitados com descontos que podem chegar a noventa e cinco por cento do valor total. Há também a possibilidade de ampliar o prazo de pagamento da dívida em até sete anos, incluindo dois anos de carência.
Para renegociar seus débitos, as empresas interessadas devem procurar diretamente o Banco da Amazônia e o Banco do Nordeste, que são as instituições financeiras que operam os Fundos de Investimento.
Daniel Ferreira, secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, destaca o impacto da medida para estimular a retomada da economia nas regiões Norte e Nordeste.
“A medida vem em um ótimo momento para que as empresas que podem recuperar a capacidade de investimento ao renegociar suas dívidas com descontos e taxas mais apropriadas à sua capacidade de pagamento. Isso se soma ao atual momento da economia, contribuindo para a retomada da geração de emprego e renda no País”.
O índice de inadimplência das carteiras do Finam e do Finor chega a noventa e nove por cento do total e a dívida dos empreendedores, a mais de quarenta e nove bilhões de reais.