O mercado de bicicletas elétricas cresceu muito nos últimos anos impulsionado pelo desejo do consumidor de se deslocar de forma sustentável. Enquanto a maioria dos modelos oferece visual sóbrio, algumas empresas preferem ousar um pouco mais.
Este é caso da startup britânica WAU, que acaba uma nova e-bike “parruda” com pneus off-road e estrutura robusta, a Cyber.
O veículo é mais um que fica longe de uma bike comum e parece mais um moto para trilhas. O design também lembra outro parente distante, o Tesla Cybertruck.
Como é a e-bike Cyber
A bike com identidade cyberpunk foi apresentado pela fabricante como uma obra-prima de design e engenharia. “Nunca houve uma e-bike com tantos recursos e tecnologia”, diz a WAU.
- O modelo será vendido em três configurações para atender as leis de trânsito locais.
- Para o mercado europeu, com restrições mais rígidas, a bike vira com motor de acionamento intermediário Bafang de 250 watts e até 25 km/h de velocidade.
- Nos EUA, a potência sobre para 750 watts e a velocidade máxima para 45 km/h
- Os dois modelos vêm com baterias de alta capacidade com células da Samsung.
- A bicicleta de 250 W possui uma bateria de 48 V/1 kWh que oferece um alcance de até 320 km.
- Já o modelo de 750 W possui uma bateria de 52 V/1 kWh que fornece quase 260 km de alcance.
- As rodas são de 24 polegadas com pneus de estrada resistentes a perfurações. Pneus off-road estão disponíveis como opcional.
A mais poderosa da turma é a Cyber 5000, projetada para os aventureiros de plantão. O modelo vem com motor de tração central de 5.000 watts, dispensa pedais e pode atingir uma velocidade máxima de quase 90 km/h.
O modelo mais potente conta ainda com suspensão total, rodas menores de 21 polegadas e pneus de 3 polegadas. Esta versão é alimentada por uma enorme bateria de 2,8 kWh de 60 volts com capacidade para rodar quase 100 km por carga.
Nos EUA e Reino Unido, a versão mais potente precisa de licença especial para rodar legalmente nas ruas.
Todas as versões são equipadas com transmissão Shimano de 10 velocidades e freios a disco hidráulicos de quatro pistões, garantindo que a bike pare de forma segura. O pacote de equipamento inclui ainda display LCD colorido e iluminação RGB integrada.
Quanto custa?
A fabricante lançou uma campanha de financiamento coletivo para levantar fundos e produzir uma tiragem maior da Cyber. As primeiras 25 unidades já podem ser encomendadas pelo Indiegogo por US$ 2.999, cerca de R$ 14.200.
As entregas estão marcadas para começar em fevereiro de 2024.
Com informações da WAU Bike