Um dos mais recentes avanços que a evolução tecnológica nos proporciona são as entregas feitas por drones. E enquanto gigantes como Amazon e Alphabet possuem seus serviços no ramo, é a Zipline, uma startup, que mais tem se destacado nesse mercado, como mostra uma matéria do Wall Street Journal.
A Zipline começou oferecendo entregas de suprimentos médicos, incluindo sangue, em locais remotos e agora leva produtos como refeições e medicamentos diretamente aos consumidores. Seus drones podem atingir velocidades de até 112 km/h e realizar entregas de até 3,6 kg.
O sistema é projetado para ser silencioso, minimizando o impacto na comunidade, e utiliza um cabo de 91 metros para baixar pacotes com precisão, mesmo em condições de vento forte.
A empresa realiza testes comerciais em Pea Ridge e Mesquite, Texas, e já estabeleceu parcerias com o Walmart e outros varejistas, como a Chipotle.
Superando Amazon e Alphabet
- Enquanto a Zipline vai se consolidando como uma dos principais empresas do serviço, há a concorrência de gigantes da tecnologia.
- O serviço do drone Wing da Alphabet, também está em operação, com drones capazes de entregar até 2,3 kg, volume inferior ao que o modelo da Zipline consegue suportar.
- Hoje, Alphabet e Zipline travam uma disputa bem próxima pela liderança no mercado. O Wing opera na área de Dallas-Fort Worth, entregando de 18 Walmarts para 40 cidades próximas dentro do alcance de quase 10 quilômetros dos drones.
- A Amazon hoje é de longe a terceira colocada nesta corrida, mas vem investindo em seu sistema de drones de entrega, visando transportar até 227 kg (500 milhões de pacotes) globalmente até o final da década.
A Zipline, que já fez mais de 1,4 milhão de entregas em sete países, continua aprimorando seus drones e pode fabricar um novo modelo a cada hora.
Com o crescimento da entrega por drones, cada empresa está tentando encontrar o melhor modelo para suas operações, com o objetivo de oferecer serviços rápidos e eficientes para atender às necessidades dos consumidores.