O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), pediu publicamente que institutos de pesquisa não incluam seu nome em levantamentos sobre as eleições gerais de 2026. A declaração foi feita nesta quarta-feira (9), após a divulgação de uma pesquisa do RealTime1 que aponta empate técnico entre ele e o senador Omar Aziz (PSD) na corrida pelo governo do Amazonas.
O levantamento foi realizado entre os dias 2 e 5 de abril deste ano.
“Vou fazer um apelo, para que donos de institutos de pesquisa não coloquem meu nome em pesquisas, eu não sou candidato. Então, o quê que eu peço, do jeito que foi a pesquisa hoje, se juntar aquele que eu vou apoiar com o meu aqui, é uma eleição de um turno, juntamente com o senador Eduardo Braga”,
David destacou que seu grupo político está focado em discutir melhorias e investimentos para a população e reforçou que não é o momento de associar seu nome a disputas eleitorais.
“Com relação à pesquisa, eu não quero me ater a ela. Estou só pedindo para que não coloque mais meu nome em nenhuma pesquisa”,
Pesquisa
A pesquisa do RealTime1 foi realizada com 1.500 eleitores em Manaus, utilizando metodologia por cotas com base em dados do IBGE e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O resultado apontou empate técnico entre David Almeida e Omar Aziz, ambos com 28% das intenções de voto caso disputassem o governo do Amazonas em 2026.