O Botafogo não exibiu grande desempenho, no Peru, mas conseguiu segurar a pressão do Universitário, na noite desta quinta-feira (16), no Estádio Monumental de Lima. Apesar dos sustos do adversários, o Glorioso marcou com Jeffinho, já na etapa complementar, e chega a nove pontos no Grupo D da Libertadores. O triunfo por 1 a 0, pela quinta rodada, classifica matematicamente o time às oitavas de final.
O primeiro tempo reservou poucas emoções, mas foram os peruanos que ameaçaram mais vezes. A principal arma ofensiva tornou-se Portocarrero, atuando pelo lado esquerdo, em cima de Damián Suárez. No entanto, apesar das jogadas criadas, nenhuma finalização a gol aconteceu, de nenhum dos lados.
Inclusive, pelo lado do Alvinegro, pouca inspiração em comparação aos donos da casa, que até se mostraram em maiores oportunidades. Porém, apenas concluindo pela linha de fundo. O meio e o ataque não conseguiram ter entrosamento, deixando os setores espaçados dentro das quatro linhas. Houve também lance de pênalti reivindicado pelos visitantes.
Letal na etapa final
Na volta do intervalo, o destaque do duelo seguiu sendo Portocarrero. O jogador continuou insinuante, desta vez, assustando John de forma mais concreta. Tanto é que quase abriu o placar em dois lances diferentes. Aos 18 minutos, por outro lado, veio a primeira chance clara do Botafogo, quando Luiz Henrique saiu cara a cara com o goleiro e mandou para fora.
Mesmo sem estar melhor, no Estádio Monumental de Lima, os cariocas superaram as dificuldades e inauguram a contagem. Aos 31, a defesa do Universitario falhou e Savarino ficou com a sobra. O venezuelano achou Jeffinho livre, que invadiu a área e chutou na saída de Britos.
Como fica a chave?
O resultado garantiu o avanço do Botafogo às oitavas de final, juntamente com o Junior Barranquilla. Porém, ainda não definição de quem termina em primeiro e em segundo lugares. Ambos, inclusive, com nove pontos, se enfrentam na Colômbia, na última rodada do Grupo D, dia 28 de maio, às 19h, de Brasília. Quem ganhar, passa na liderança.