Menu

Na prorrogação, Brasil sofre virada para Israel e é eliminado do Mundial Sub-20

Compartilhe

Brasil começa melhor e fica à frente do placar por duas vezes, mas Israel consegue virada por 3 a 2 em jogo com final dramático e avança para a semi

Depois de um primeiro tempo pouco empolgante e uma segunda etapa mais movimentada, o confronto das quartas de final entre Brasil e Israel pelo Mundial sub-20 foi decidido na prorrogação, quando o time israelense conseguiu virar o jogo por 3 a 2, mesmo desperdiçando dois pênaltis. A seleção se despede da competição, sediada na Argentina, com uma sensação de frustração, depois de conseguir ficar à frente no placar por duas vezes, mas terminar com a eliminação. Os gols israelenses foram marcados por Tungerman, Khalaili e Shibil, e Marcos Leonardo e Matheus Nascimento descontaram.

O Brasil abriu o placar no segundo tempo, mas sofreu o empate na sequência. Na prorrogação, o enredo se repetiu: em menos de três minutos, marcou e cedeu o segundo gol. A virada veio no final da primeira etapa da prorrogação, e o drama continuou até o fim. Israel ainda teve chance de ampliar o placar em duas cobranças de pênalti, mas perdeu as duas chances.

O treinador Ramon Menezes usou todo o banco de reservas, com seis substituições no total, mas os desfalques e o desgaste físico levaram a melhor sobre a seleção, que não conseguiu alcançar o empate que poderia levar a disputa para os pênaltis.

O jogo

A primeira etapa foi truncada, com poucas finalizações e um jogo mais físico. As duas seleções tiveram dificuldades na criação, e apesar de o Brasil ter tido menos posse de bola (42%), finalizou seis vezes em gol, três chegando no alvo. Os israelenses tiveram cinco finalizações, mas nenhuma chegou à meta do goleiro Kaique. Os primeiros 45 minutos foram marcados pela quantidade de faltas — foram 17 no total, com 10 cometidas pela seleção brasileira e um cartão amarelo recebido pelo ponta-direita Guilherme Biro.

Quem abriu o placar foi Marcos Leonardo, atacante do Santos e artilheiro da seleção na competição, aos 10 minutos do segundo tempo. Ele recebeu boa bola de Matheus Martins na entrada da área, e não hesitou. Ele encontrou espaço entre os dois zagueiros israelenses e bateu de primeira, mandando a bola para o fundo da rede. Mas a resposta não demorou a vir: quatro minutos depois, o meia Khalaili deu bela cabeçada para deixar tudo igual.

O Brasil, que dominava o início do segundo tempo, sentiu o gol e caiu de rendimento, vendo o adversário ganhar confiança e crescer na partida. Israel teve boas chance de marcar o segundo, principalmente em jogadas de Madmoun e Turgeman, mas o goleiro Kaique fez boa finalização e evitou a virada. A seleção brasileira deu a resposta e Giovane também teve boa chance de fora da área, mas a bola saiu pela linha de fundo. As chances continuaram dos dois lados até os 50 do segundo tempo, apesar do claro desgaste físico dos dois lados.

Na prorrogação, o Brasil fez bela jogada desde a saída de bola logo no primeiro minuto. Marlon Gomes passou a bola para Andrey, que tocou de letra para Matheus Nascimento de frente para o gol, e ele cobrou rasteiro no canto esquerdo sem chance para o goleiro. Menos de dois minutos depois, Israel deu o troco em um vacilo da defesa brasileira, que deixou a bola chegar em Shibli livre de cara para o gol. Ele não desperdiçou e igualou o placar em 2 a 2.

Nos acréscimos, Turgeman fez bela jogada dentro da área, deixou Jean Pedroso e Douglas para trás com dribles desconcertantes, e mandou uma bomba para dentro do gol. No segundo tempo, Israel teve chances de ampliar, mas não conseguiu. Jean encostou a mão na bola dentro da área e o juiz assinalou o pênalti depois de checar o lance no VAR. Na cobrança, Madmoun parou nas mãos de Kaique, mas o árbitro viu falta do goleiro brasileiro e deu novo pênalti, mas Ibrahim desperdiçou a segunda tentativa ao chutar para fora. A seleção tentou até o final, mas não conseguiu evitar a derrota.

Após o jogo, o volante Marlon Gomes lamentou a eliminação.

— Não podemos tirar o mérito da seleção adversária. O Brasil não fez um bom jogo, tinha um cansaço acumulado e isso pesou muito. O Brasil não apresentou um bom futebol, não estava em um dia bom. Agora é focar no que vem pela frente.

Israel agora aguarda o resultado do confronto entre Estados Unidos e Uruguai, marcado para às 18h do domingo, para descobrir o adversário da semifinal. Na outra chave, Colômbia x Itália e Coreia do Sul x Nigéria duelam pelas duas outras vagas na próxima fase.

Veja Também

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress