Menu

Na abertura da Semana Nacional do Registro Civil, governador Wilson Lima destaca apoio do Estado para mutirão de atendimentos

WhatsApp
Facebook
Telegram
X
LinkedIn
Email
Ação vai até o dia 16 de maio no Centro de Convenções Vasco Vasques, ampliando o acesso a serviços de cidadania

Durante a abertura da “Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se”, nesta segunda-feira (12/05), o governador Wilson Lima destacou a importância da documentação para o acesso a serviços básicos, reforçando a estrutura do Governo do Amazonas disponibilizada para o evento. A ação é coordenada pelo Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e vai até o dia 16 de maio, no Centro de Convenções Vasco Vasques.

“Não é um mutirão só de documentos, mas acima de tudo, de dignidade porque nós estamos falando daquilo que é básico. Ter uma Carteira de Identidade, um CPF, uma Certidão de Nascimento, é o primeiro passo para que se possa ter acesso aos serviços públicos. Além disso, também estamos com as nossas estruturas da Carreta da Saúde, com a Fundação de Vigilância em Saúde, com a Sejusc, Prodam e outras estruturas importantes para dar todo o suporte necessário para essa ação”,
afirmou o governador Wilson Lima.

Até o dia 16 de maio, a Secretaria de Segurança Pública (SSP), por meio do Instituto de Identificação Aderson Conceição de Melo, vai realizar a emissão de mil Carteiras de Identificação Nacional (CIN) no evento. A Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) também vai disponibilizou equipes para a expedição de Certidão de Nascimento e Cadastro da Pessoa Física (CPF).

Para o “Registre-se”, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) deslocou uma das unidades da Carreta da Saúde. A estrutura vai ofertar serviços como emissão do Cartão Nacional de Saúde (CadSUS) e exames de ultrassonografia e mamografia, bem como orientações sobre a Telessaúde. A Fundação de Vigilância em Saúde Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) integrou a programação com testagem rápida para o público presente.

A dona de casa Maria Elizabeth Maia, de 48 anos, aproveitou o evento obter a segunda via da Carteira de Identidade e realizar testes rápidos pela FVS. Moradora da zona rural, ela falou sobre a importância de ter acesso a um documento em ações do tipo.

“Aqui podemos encontrar vários atendimentos. Isso pra mim é importante, porque a gente que mora na zona rural é um pouco difícil estar se locomovendo de um lado para o outro”, destacou a dona de casa.

Além do governador Wilson Lima, compuseram o evento de abertura o presidente do TJAM, Jomar Fernandes; o corregedor-geral de Justiça do Amazonas, José Hamilton dos Santos; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Secção Amazonas (OAB-AM), Jean Cleuter Mendonça; o defensor público-geral, Rafael Barbosa; o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT), Jorge Álvaro Marques; o coordenador do Registre-se, Roberto Taketomi; além de secretários estaduais e municipais.

Evento

O “Registre-se!” chega à terceira edição neste ano de 2025, mobilizando mais de 15 organizações para oferecer os serviços à população durante o período. O evento marca um esforço concentrado de combate ao sub-registro, buscando beneficiar, especialmente, a população em situação de vulnerabilidade social.

Além da ação que será realizada em Manaus, o Poder Judiciário promoverá ações na “Semana Nacional do Registro Civil – Registre-se!” no município de Humaitá (distante 590 quilômetros de Manaus), com programação para a população local nos dias 15 e 16 de maio.

Fotos: Alex Pazuello e Diego Peres/Secom

plugins premium WordPress