Esney Martins da Costa, que é pastor da igreja evangélica Remanescendo em Cristo, em Goiânia (GO), foi denunciado por seis mulheres por crimes sexuais. Entre eles, estupro, importunação sexual, posse sexual mediante a fraude, ameaça e lesão corporal. Até o momento, seis vítimas, incluindo adolescentes, apresentaram denúncias junto à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher do município.
De acordo com as vítimas, o homem se apropriava de pregações religiosas para manipula-las. Elas afirmam que ele tocava em seus órgãos sexuais e falava que era para o crescimento espiritual.
Uma das vítimas, que foi abusada na infância, afirma que o pastor dizia que ela teria que passar pela ferida pra ser curada, ou seja, ser molestada por ele para se livrar do trauma.
Outra mulher diz que o líder religioso a chamava de lésbica e que tentaria curá-la.
“Todo esse processo manipulador do pastor incutiu nelas uma sensação de que elas teriam eu se submeter aos atos libidinosos sob pena de desobediência a Deus. Muitas delas disseram que se sentiam pecadoras se não se submetessem às vontades do Pastor”, diz a delegada Paula Meotti.
Em nota, a defesa disse que o Pastor já foi ouvido na Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher e prestou todas as informações que lhe foram solicitadas. E que também se coloca à disposição dos órgãos de investigação e que as denúncias não tratam de fatos praticados com violência ou grave ameaça.
*Com informações do UOL