O Ministério Público do Amazonas (MPAM) vai instaurar um Procedimento Preparatório para investigar possíveis irregularidades no pagamento em dinheiro vivo ao portal O Abutre, ocorrido nas dependências da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) da Prefeitura de Manaus em março deste ano. A informação foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do MPAM na última quarta-feira (7).
Conforme a portaria, o Procedimento Preparatório foi instaurado com base em uma notícia de fato apresentada pelo vereador Capitão Carpê (PL), que relatou o suposto pagamento em dinheiro vivo, conforme vídeo divulgado pelo site Metrópoles.
O vereador destacou que o episódio levanta sérias preocupações sobre potenciais conflitos de interesse e má gestão dos recursos públicos. Além de instaurar o Procedimento Preparatório, o MPAM solicitou à Delegacia Especializada em Combate à Corrupção (DECCOR-AM) informações sobre a conclusão do inquérito policial relacionado ao caso.
Em 14 de março, o Metrópoles publicou uma matéria revelando que a Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) recebeu uma denúncia por meio de um vídeo que mostra um pagamento suspeito em espécie a um homem que se identificou como funcionário do portal O Abutre. O vídeo, gravado nas dependências da Semcom, registra o homem utilizando um celular para confirmar a entrega da quantia em dinheiro.
As imagens mostram o homem retirando um envelope de uma sacola no banheiro, empilhando o dinheiro, virando a câmera para o próprio rosto e rindo antes de encerrar a gravação.