Menu

Morre o escritor Márcio Souza aos 78 anos em Manaus

Compartilhe

Manaus – O escritor amazonense Márcio Souza, 78, faleceu nesta segunda-feira (12), em Manaus, de causas ainda não identificadas. Informações sobre o velório e sepultamento ainda não foram divulgadas. Nascido em Manaus, em 1946, Márcio Souza é autor de várias obras sobre a região amazônica.

De acordo com a família e produção do autor, Márcio passou mal na noite deste domingo e foi para um Serviço de Pronto Atendimento (SPA), na capital amazonense. Teve crise de diabetes e, antes de partir, teve uma parada respiratória.

Márcio Gonçalves Bentes de Souza, era romancista, dramaturgo, ensaísta, contista e diretor de cinema. A obra de Márcio Souza se destaca pela sua busca constante em desvendar a Amazônia, cuja riqueza cultural e histórica é ignorada pelos próprios brasileiros.

Em março deste ano, foi estreou o documentário ‘Se Não Me Engano Márcio Souza – Arte & Literatura Amazonense’ no Teatro Amazonas. A película foi filmada entre 2018 e 2019 e dirigida por Sérgio Cardoso (que também cuidou da fotografia, edição e roteiro). O filme mergulha nas profundezas da alma manauara, trazendo à tona as nuances da cidade e da vida de Márcio Souza.

Na estreia do documentário, Cardoso, amigo de longa data do escritor, ressaltou a importância do que ele chamou de “ícone literário” para a produção amazonense

“Márcio tem importância até hoje para a produção amazonense, para os cidadãos amazonenses, ele é um cara simples, mas homens simples são universais e falam linguagens contemporâneas”, disse Sérgio.

Informações sobre o velório e sepultamento ainda não foram divulgadas.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress SiteLock