Morreu hoje no Hospital Rio Negro, em Manaus, o radialista e empresário Ivan Guimarães, que marcou a história do futebol amazonense ao comandar o São Raimundo na inédita conquista do tricampeonato da Copa Norte, na virada dos anos 90 para os 2000. Ele também levou o time a disputar a Comenbol (hoje Copa Sul Americana) e à conquista de vários títulos estaduais.
Guimarães iniciou a carreira como radialista na rádio Baré e depois foi para a Rio Mar. Ele era o atual diretor de esportes da emissora católica. Tabém chegou a comandar a Associação dos Cronistas e Locutores Esportivos do Amazonas (ACLEA).
A carreira como dirigente começou no Nacional, a convite de Manoel do Carmo Chaves. Os dois romperam com o Leão da Vila em 1996 e foram juntos para o São Raimundo, inaugurando a era de ouro do Tufão da Colina, que também foi vice-campeão da Série C do Campeonato Brasileiro, perdendo a final para o Fluminense em 1999, quando o time carioca viveu seu pior momento. No ano seguinte o Tricolor das Laranjeiras subiu direto para a Série A, por iniciativa do Clube dos Treze, enquanto a equipe amazonense disputou por alguns anos a Segundona, sem ser beneficiado pela virada de mesa.
Guimarães enfrentava sérios problemas de saúde que o levaram a sucessivas internações desde outubro do ano passado.