O efeito suspensivo dado ao jogador Gabriel Barbosa, o Gabigol, pela Corte Arbitral do Esporte (CAS) segue ativo, segundo informou o Ministério do Esporte nesta quinta-feira (18/7).Com isso, o atleta do Flamengo continua podendo jogar partidas oficiais sem quaisquer problemas.
Em nota, o Ministério do Esporte, a quem a Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD) é subordinada, informou que a “decisão liminar do CAS se mantém vigente desde a data em que foi emitida, em 30 de abril de 2024, sem sofrer qualquer interrupção ou revogação”.
Recentemente houve rumores de que o processo havia sido anulado. No entanto, nenhuma decisão nesse sentido foi tomada. E nem o jogador, a ABCD, a União ou o Flamengo foram notificados sobre isso.
O atleta do Flamengo foi suspenso por doping em março deste ano pelo Tribunal de Justiça Antidopagem (TJD-AD), mas conseguiu a decisão no CAS, no final de abril, que o libera para atuar até que o processo seja julgado em definitivo, o que ainda não tem data para acontecer.
O julgamento será feito por três árbitros. Um deles indicado pelo CAS, outro pelo atleta e um terceiro pela União, que é a responsável pelo processo no Brasil que suspendeu o jogador. O governo foi o único que ainda não fez a indicação por não ter sido notificada oficialmente ainda.Play Video
Gabigol foi denunciado ao TJD-AD em dezembro do ano passado por ter dificultado que oficiais da ABCD fizessem testes de rotina nele. Ele foi suspenso por dois anos, a contar da data do fato, que aconteceu em abril de 2023.