O hipercarro McMurtry Speirling despertou a atenção do público no Festival de Velocidade de Goodwood em 2022, um evento anual de corrida de montanha realizado em West Sussex, na Inglaterra. O superesportivo elétrico conseguiu bater o recordo do circuito de subida do evento em menos de 40 segundos (39,08 s).
- O Speirling possui dois motores elétricos que acionam as rodas traseiras e geram até 1.000 cavalos (746 kW)
- Um botão no volante permite ajustar o nível de potência em tempo real
- A bateria de 60 kWh oferece um alcance estimado de 261 km por carga
- O veículo suporta carregamento rápido DC acima de 200 kW
- O preço final será na faixa de £1 milhão, cerca de R$ 6,45 milhões na cotação atual
A versão de produção ainda não chegou, no entanto, o pessoal do CarWow teve a chance de dirigir um dos protótipos na pista.
Mesmo com o asfalto molhado, o carro conseguiu atingir números surpreendentes de aceleração, batendo 241 km/h. Mais tarde, o Speirling encarou outro desafio, o lendário circuito britânico de Silverstone, que abriga anualmente o Grande Prêmio da Grã-Bretanha de F1.
Com pista seca, os resultados foram ainda mais impressionantes. O carro faz de 0 a 100 km/h, por exemplo, em apenas 1,4 s e vai de 0 a 160 km/h em 2,63 s. Outro recorde quebrado é o fato do veículo percorrer um quarto de milha (ou 400 m), a distância típica das corridas de arrancada, em 7,97 segundos.
Na potência máxima, o Speirling rivaliza até com modelos de corrida da categoria GT4, destaca o Motor1. Além da potência de sobra, o hipercarro tem outro truque na manga: uma dupla de ventoinhas que o mantém “colado” no chão com força descendente de 2 toneladas. O recurso oferece mais tração mesmo em curvas mais agudas e de baixa velocidade.
Confira o McMurtry Speirling em ação no vídeo abaixo:
O preço final será na faixa de £1 milhão, cerca de R$ 6,45 milhões na cotação atual. Ainda não há expectativa de lançamento.