Menu

Meu INSS apresenta nova versão com inteligência artificial, que recomenda serviços personalizados aos segurados

WhatsApp
Facebook
Telegram
X
LinkedIn
Email
Os últimos pedidos e benefícios realizados agora ficam em destaque na página inicial

O plataforma Meu INSS, utilizado pelos segurados e beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), acaba de lançar uma nova versão com melhorias significativas. A atualização inclui o uso de inteligência artificial (IA), proporcionando uma experiência mais personalizada e eficiente para os usuários.

De acordo com o INSS, a versão atualizada é fruto de pesquisas e testes com cidadãos e traz como grande novidade a aplicação de IA para recomendar os melhores serviços com base no perfil de cada usuário. Isso significa que quando alguém fizer um novo pedido, o sistema analisará dados como informações cadastrais e histórico de serviços solicitados para sugerir as opções mais adequadas, tornando o processo mais ágil e direcionado.

Caso não encontre o que deseja, o segurado poderá ir na opção Todos os Serviços para selecionar o serviço desejado.

Outra melhoria importante é que os últimos pedidos e benefícios realizados passaram a ficar em destaque na página inicial, facilitando o acesso. Além disso, os requerimentos com pendências, como documentos ou informações necessárias para dar continuidade ao processo, também são destacados para maior transparência.

A nova versão também oferece a possibilidade de ajustar o tamanho da fonte, tornando a navegação mais acessível a todos os usuários.

O que é o Meu INSS?

A plataforma oferece uma gama de serviços para segurados e beneficiários do INSS, como aposentados e pensionistas. O Meu INSS pode ser acessado por meio de site e aplicativo – disponível para Android e iOS.

No ano passado, a plataforma registrou 830,8 milhões de acessos, sendo 707,4 milhões pelo aplicativo e 123,4 milhões pelo site. A consulta de pedidos de benefícios foi o serviço mais procurado.

Inteligência artificial no combate de fraudes em pedidos do INSS

Uma inteligência artificial também será usada para identificar e reduzir fraudes nos benefícios pagos pelo INSS. No mês passado, o governo federal anunciou o investimento de US$ 10,5 milhões (cerca de R$ 63,4 milhões no câmbio da época) na contratação de um sistema com o uso de IA.

Conforme o INSS confirmou para o jornal EXTRA, a Dataprev será a responsável por gerir a tecnologia. O novo recurso fará o cruzamento de informações com dados de atestados médicos do Atestemed – sistema que permite fazer o pedido à autarquia com envio da documentação médica pelo aplicativo ou pelo site Meu INSS, para análise à distância, sem a necessidade de passar por perícia médica presencial.

– Nossa previsão é que a inteligência artificial comece a funcionar em abril, já com dados concretos. Além de coletar informações dos atestados, queremos identificar possíveis fraudes, como as de médicos que emitem um número alto de atestados – afirmou Alessandro Stefanutto, presidente do INSS.