Um grande meteoro foi avistado na manhã desta segunda-feira (17) no céu da Bahia. O caminho do objeto foi registrado por câmeras do Clima Ao Vivo, plataforma de tempo e clima, nos municípios de Andaraí, Ibiquera, Ibitiara e Miguel Calmon, por volta das 10h.
Mas, o lugar com mais relatos de visualização do meteoro foi o município de Brotas de Macaúbas, localizado na na microrregião da Chapada Diamantina e a 580 quilômetros de Salvador. Além das câmeras nas outras cidades, o satélite meteorológico GOES-16 capturou um flash de luz.
Confira as imagens do meteoro:
O colunista do Olhar Digital, Marcelo Zurita, afirmou que provavelmente se trata de um bólido, espécie de meteoro. O Laboratório Sismológico (LabSis) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), ao portal G1, também acredita se tratar de um objeto espacial.
Porém, ainda há buscas para saber se o bólido caiu em solo baiano. “Estamos verificando nos nossos dados para saber se registramos o eventual impacto”, informou o coordenador do LabSis, Aderson Nascimento, ao portal G1.
Nas redes sociais, moradores de diversos municípios relataram o que viram. Ou melhor, o que ouviram, já que muitos estavam dentro de casa. “Sou morador de Brotas de Macaúbas e ouvi o estrondo”, contou Nilto Lima Rodrigues, no Facebook.
Alguns, inclusive, afirmaram que o barulho parecia com o que se escuta com o garimpo na região. “Eu ouvi daqui do povoado de Juazeiro (município de Oliveira dos Brejinhos). Achei que fosse alguma explosão de algum garimpo”, disse Elza Alves.
E o susto não ficou restrito aos baianos. “Estou no litoral sul de Alagoas e avistei algo parecido, mas só foi uma luz no céu em plena luz do dia, com uma calda, não ouvi nada e foi bem rápido”, escreveu Antonio Ambrosio.
Meteoro na Bahia
Essa não é a primeira que um meteoro assusta moradores da Bahia em plena luz do dia. Logo no comecinho deste ano, dia 2 de janeiro, um meteoro foi avistado da região centro-sul da Bahia, nas cidades de Brumado, Cristalândia e Dom Basílio. O bólido passou por volta das 16h.
Fonte: Olhardigital