Menu

Medidor de qualidade do ar é instalada em escola no Amazonas para análises durante queimadas

Compartilhe

A Defesa Civil do Amazonas instalou, nesta terça-feira (16/07), um medidor de qualidade do ar na Escola Estadual Gilberto Mestrinho, no município de Nhamundá, a 383 km de Manaus. O equipamento fornecerá dados essenciais para a proteção da saúde pública e preservação ambiental.

A instalação é fruto de uma parceria entre a Defesa Civil, Secretaria do Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Educação e Desporto (Seduc) e a Prefeitura de Nhamundá. 

O medidor avalia a quantidade de material particulado no ar, utilizando dois canais de laser. Os dados serão usados para calcular o Índice de Qualidade do Ar a cada 80 segundos e estarão disponíveis em tempo real na Internet.

“A instalação do medidor traz inúmeros benefícios para a população local, permitindo alertas sobre riscos à saúde devido à poluição do ar, especialmente para grupos vulneráveis”, afirmou o secretário da Defesa Civil do Amazonas, coronel Máximo.

Nhamundá junta-se a cidades como Autazes, Careiro Castanho e Manaquiri, e o Governo do Estado planeja expandir a rede para todos os municípios do interior. O secretário de Estado do Meio Ambiente, Eduardo Taveira, ressaltou a importância do monitoramento para o planejamento de políticas ambientais eficazes, destacando a capacidade de antecipar planos de ação para proteger a população durante períodos de baixa qualidade do ar.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress