Da segurança alimentar à inclusão socioeconômica. O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, e o superintendente do Desenvolvimento da Amazônia, Paulo Rocha, assinaram acordo de cooperação técnica que prevê o fortalecimento de ações e programas com foco no desenvolvimento da região.
O documento foi assinado nesta segunda-feira (27/5), em Brasília, após reunião que também envolveu técnicos do MDS e da Sudam. A parceria tem objetivo de desenvolver ações específicas, conforme a realidade da região. Os programas executados visam reduzir desigualdades sociais e regionais na área de atuação da Sudam.
“Vamos trabalhar em um plano para tirar as pessoas da situação de insegurança alimentar e também abrir oportunidades para que elas avancem para fora da pobreza, pelo emprego formal ou pelo incentivo ao empreendedorismo”, destacou o ministro Wellington Dias.
Segundo o superintendente da Sudam, a parceria se soma a outros esforços da autarquia, junto a demais ministérios. “Esse acordo vai proporcionar a oportunidade de trabalharmos integrados com os programas do MDS, e isso é muito importante. A gente pensa no planejamento regional aliado às políticas centrais do nosso governo”, declarou Paulo Rocha.
Sudam
A Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, com sede em Belém (PA). A entidade foi criada para fortalecer as instituições locais e trazer inclusão social e melhoria da qualidade de vida aos povos que na localidade.
A Sudam busca oferecer igualdade de oportunidades e autonomia para a população por meio do planejamento, articulação e fomento de políticas públicas alinhadas à Política Nacional de Desenvolvimento Regional, Política Nacional de Desenvolvimento Social, Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia.
A missão do órgão é promover o desenvolvimento da região, por meio de planejamento, articulação e fomento, contribuindo para a redução das desigualdades regionais. A área de atuação da Sudam compreende os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Rondônia, Roraima, Tocantins, Pará e do Maranhão.
Por: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome