Menu

Marina Silva tem ligação com ONG que recebe dinheiro do Fundo Amazônia, diz CPI

WhatsApp
Facebook
Telegram
X
LinkedIn
Email
Senadores veem conflito de interesses; presidente da comissão falou em 'relação promíscua' entre ministra de Lula e organização

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das ONGs interpelou a ligação entre a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam).

Em virtude de ocupar o cargo de chefe do ministério, Marina compõe o Comitê Orientador do Fundo Amazônia, cuja atribuição estabelece diretrizes e critérios para aplicação dos recursos do Fundo. Dessa forma, Marina poderia ajudar a direcionar os recursos para a ONG.

cpi das ongs
O relator da CPI das ONGs, Marcio Bittar (esq), o presidente da comissão, Plínio Valério (dir), e a líder do Movimento Pardo-Mestiço Brasileiro, Herderli Alves, durante sessão no colegiado – 22/08/2023 | Foto: Cristyan Costa/Revista Oeste

De acordo com a CPI, Marina é conselheira honorária do Ipam. Portanto, haveria conflito de interesses.

Assim sendo, os senadores puseram em xeque a legalidade da atuação da ministra. Isso porque Marina supostamente privilegia ONGS.

Quanto recebeu do Fundo Amazônia a ONG que tem ligação com Marina Silva

Conforme o relator da CPI, Marcio Bittar (União Brasil-AC), o Ipam recebeu quase R$ 25 milhões do Fundo Amazônia, em 2021, para viabilizar o Projeto de Assentamentos Sustentáveis.

O presidente da CPI das ONGs, Plínio Valério (PSDB-AM), chamou de “promíscua” a relação entre a ministra do Meio Ambiente e o Ipam.

plugins premium WordPress