Amazonas – A Federação Amazonense de Futebol (FAF) anunciou a suspensão por dois anos, pagamento de multa de R$ 100 mil e o consequente rebaixamento à segunda divisão do Estadual ao Iranduba.
As evidências de manipulação foram apresentadas em relatório investigado e elaborado pela CBF, solicitado pela entidade amazonense. O duelo analisado e atestado foi entre Iranduba e Amazonas, pela 5ª rodada do Campeonato Amazonense de 2023. A partida aconteceu no último dia 12 de fevereiro, no estádio da Colina, e terminou com goleada da Onça-pintada por 7 a 0.
O presidente da FAF, Ednailson Rozenha, afirmou que levará a denúncia às autoridades competentes. Os atletas, dirigentes e demais envolvidos citados no dossiê da CBF como reincidentes, serão intimados a depor. Apesar da decisão soberana da presidência, o caso será submetido a pauta no Tribunal de Justiça Desportiva do Amazonas (TJD-AM).
Com três pontos somados, fruto de três empates e cinco derrotas, o Iranduba encerrou sua participação da primeira fase e tinha possibilidades de escapar do rebaixamento, caso o Operário não vencesse o RPE Parintins, pela 9ª rodada, no próximo fim de semana.