Em campo, o Manaus foi rebaixado à Série D do Campeonato Brasileiro depois do empate 0 a 0 com o Figueirense no último sábado (26). Com o descenso decretado, o Gavião do Norte identificou uma irregularidade da Aparecidense-GO quanto a uma possível escalação irregular, e vai tentar reverter a situação no extracampo. Nesta terça-feira (29), o departamento jurídico do clube apresentou uma notícia de infração junto ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
A situação tem como pivô o lateral-esquerdo Matheus Leal. Ele levou cartão amarelo nos jogos contra Paysandu (1ª rodada), Botafogo-PB (13ª rodada) e Pouso Alegre-MG (14ª rodada), e teria que cumprir suspensão automática no jogo seguinte, contra o Floresta-CE. No entanto, apesar de não ter entrado em campo, o nome do atleta consta entre os relacionados na súmula da partida em questão. O documento está publicamente disponível no site da CBF.
Súmula da rodada 15, quando Matheus deveria cumprir suspensão
Os jogos que Matheus Leal foi advertido com cartão amarelo
Súmula da rodada 15, quando Matheus deveria cumprir suspensão
Os jogos que Matheus Leal foi advertido com cartão amarelo
Os jogos que Matheus Leal foi advertido com cartão amarelo
Caso a infração seja confirmada, conforme disposto no artigo 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), a Aparecidense poderia ser punida com a perda do número máximo de pontos atribuídos a uma vitória (três pontos), e de acordo com o inciso dois, também os pontos conquistados na partida em questão (um ponto do empate sem gols).
No fim das contas, o time goiano, que terminou com 22 pontos na 15ª posição, cairia para os 18 pontos e seria rebaixado no lugar do Manaus, que ficou com 20 pontos na 17ª colocação.
“O Manaus FC está agindo em consonância com o regulamento e os princípios esportivos, buscando seus direitos e aguardando a decisão imparcial da justiça desportiva. O clube amazonense reforça seu compromisso com a integridade das competições esportivas e com a aplicação rigorosa das regras estabelecidas. A ação junto ao STJD é um reflexo da busca incessante pelo cumprimento das normas e pela igualdade de condições para todos os clubes envolvidos na competição”, afirmou o clube em nota oficial.
O lado goiano
A Aparecidense ainda não se manifestou oficialmente sobre o caso, mas vale ressaltar que, apesar de constar no documento oficial, o nome de Matheus Leal não aparece na arte de escalação divulgada nas redes sociais do Camaleão no dia do jogo contra o Floresta, nem entre os titulares, nem como opção no banco de reservas. Quem veste a camisa 21 é o meia João Pedro.
A última esperança
Uma possível punição ao time goiano e permanência esmeraldina na Série C salvaria a temporada ruim do Manaus no 10º ano de fundação. A campanha na Série C teve cinco vitórias, cinco empates e nove derrotas. Antes do Brasileiro, o clube foi eliminado precocemente nas quartas de final do Campeonato Amazonense, na primeira fase da Copa do Brasil e na segunda fase da Copa Verde.