Evangelos Marinakis, dono do Nottingham Forest, da Inglaterra, confirmou em entrevista à “Sky Sports” que negocia a compra de um clube brasileiro. O magnata grego teve o nome ligado ao Vasco, que está à procura de investidor para a SAF.
– É preciso ser algo importante, algo grande – disse Marinakis, sobre a negociação com clube brasileiro, em vídeo usado para divulgar a entrevista, que vai ao ar na TV inglesa na terça-feira.
O empresário, que também é dono do Olympiacos (Grécia) e do Rio Ave (Portugal), quer expandir suas atividades no futebol. Para isso, ele contratou o executivo brasileiro Edu Gaspar, que fazia trabalho bem avaliado no Arsenal, mas acabou seduzido pela proposta de Marinakis.
– Eu gostaria de cooperar com ele em um projeto global – afirmou o grego sobre Edu.
O ge apurou que o Vasco é um dos clubes avaliados pelo grupo de Evangelos Marinakis. Em entrevista recente, o presidente Pedrinho disse que havia conversas em andamento com possíveis interessados, mas não revelou nomes.
– Existem alguns investidores, e eu tenho que tomar cuidado quando falo porque as pessoas acham que são negociações avançadas. Existem alguns e existem NDAs (sigla em inglês para acordos de confidencialidade) assinados desse início de conversa, que eu não vou chamar nem de negociação. Por meio desse acordo de confidencialidade, não posso falar quem são os investidores – declarou o presidente do Vasco no dia 14 de novembro.
Quem é Marinakis
O empresário de 57 anos fez a maior parte da sua fortuna no setor marítimo. A família de Marinakis é dona da Capital Maritime Group, empresa que conta com uma frota de dezenas de navios e cujo patrimônio é apreciado em R$ 22 bilhões.
O primeiro investimento no futebol aconteceu em 2010 com a compra do Olympiacos, um dos dois maiores times da Grécia. Com ele, o clube conquistou o título da Liga Grega por sete temporadas consecutivas, além de levantar quatro vezes a taça da Copa Nacional.
Em maio de 2017, Marinakis virou sócio-majoritário do Nottingham Forest, da Inglaterra – depois de 23 temporadas fora da primeira divisão inglesa, o clube voltou à Premier League em 2022. O último movimento do empresário no futebol foi a aquisição do Rio Ave, de Portugal, em 2023.
Evangelos Marinakis costuma ser uma figura presente nos seus clubes e divide opiniões entre os torcedores. Polêmico, ele foi investigado por suposta participação em um esquema de manipulação de resultados de apostas esportivas e por tentativa de corrupção de árbitros no futebol grego, mas terminou absolvido em ambos os casos.
Neste ano, o bilionário foi suspenso por cinco jogos após tentar cuspir em um árbitro durante o jogo do Nottingham Forest contra o Fulham, pela Premier League.