A Câmara Municipal de Vereadores de Humaitá promoveu uma sessão solene na noite de quarta-feira (14/5) para homenagear autoridades e personalidades que prestaram relevantes serviços à população humaitaense. A cerimônia, que integra as festividades alusivas aos 156 anos de Humaitá, comemorados nesta semana, contou com a presença de representantes do Judiciário, do Executivo estadual e municipal, além de lideranças políticas locais.
A solenidade teve início com a entrega dos “Títulos de Cidadão Humaitaense”, distinção dedicada àqueles que, mesmo não tendo nascido no município, contribuíram de forma significativa para o seu progresso. Um dos agraciados foi o magistrado Rafael Cró, juiz-auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), homenageado em reconhecimento ao trabalho prestado durante o período em que atuou como delegado no município.
Na sequência, foi concedida a “Medalha Álvaro Maia”, honraria que recebe o nome do professor, jornalista e ex-governador do Amazonas, Álvaro Botelho Maia, que nasceu em Humaitá no século XIX. A honraria foi entregue ao presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), desembargador Jomar Fernandes, por iniciativa do vereador presidente da Câmara Municipal, Manoel Domingos (PSB).
Outro momento de destaque foi a entrega da “Medalha Comendador José Francisco Monteiro”, que reverencia o fundador da cidade de Humaitá. A condecoração foi concedida ao presidente da Corte Estadual de Justiça, e entregue pelo prefeito de Humaitá, Dedei Lobo. O senador Hamilton Mourão, também foi agraciado. O governador do Amazonas, Wilson Lima, e o ministro Mauro Campbell, corregedor nacional de Justiça, foram homenageados com a comenda, porém, não puderam participar da solenidade em razão de outros compromissos e receberão suas medalhas em outro momento.
“As homenagens simbolizam o reconhecimento do povo humaitaense, por meio de seus representantes, a figuras que, em diferentes esferas de atuação, colaboraram para o fortalecimento da justiça, do desenvolvimento social e da visibilidade do município. Estou agradecido e emocionado”, comentou o presidente do TJAM, desembargador Jomar Fernandes.
O juiz Rafael Cró também agradeceu a homenagem e disse que o “Título de Cidadão Humaitaense” é uma grande responsabilidade que passou a abraçar. “É uma honra e responsabilidade que abraço com muita gratidão e um profundo respeito”, completou.
As “Medalhas Álvaro Maia” e “Comendador José Francisco Monteiro”, assim como o “Título de Cidadão Humaitaense” compõem as maiores distinções outorgadas pela Câmara Municipal de Humaitá.
Autoridades agraciadas
“Título de Cidadão Humaitaense”:
Senador Silas Câmara; Paulo Mavignier Nogueira, diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI); e Rafael Cró, juiz-auxiliar da Presidência do TJAM.
“Medalha Álvaro Maia”:
Desembargador Jomar Fernandes, presidente do TJAM.
“Medalha Comendador José Francisco Monteiro”:
Ministro Mauro Campbell Marques, corregedor nacional de Justiça; desembargador Jomar Fernandes; senador Hamilton Mourão; e Wilson Lima, governador do Amazonas.
Autoridades presentes
Participaram da solenidade os desembargadores Socorro Guedes e Flávio Pascarelli, do TJAM; desembargadora eleitoral Giselle Falcone, ouvidora do TRE/AM; juízes e servidores da Corte Estadual de Justiça; o defensor público-geral Rafael Barbosa; representantes das Secretarias Estaduais de Educação e de Justiça; Ralph Assayag e Ezra Azuri, representantes das entidades do comércio de Manaus e do Amazonas, respectivamente; vereadores de Humaitá; além de outras autoridades locais.
#PraTodosVerem: A imagem mostra uma cerimônia formal de homenagem. Dois homens estão em pé, sorrindo para a câmera. O homem à esquerda está segurando uma caixa aberta que exibe uma medalha e um certificado. Ele usa terno escuro, camisa branca e gravata laranja, e parece estar sendo homenageado. O homem à direita, que também usa terno escuro com camisa azul clara sem gravata, posa ao lado dele de forma amigável. Ao fundo, há uma mesa com autoridades sentadas, incluindo um homem com cabelo grisalho e óculos, e uma placa identificando-o como senador da república. Atrás da mesa e do púlpito, estão várias bandeiras, incluindo a do Brasil e de outros estados. O púlpito de madeira exibe o brasão do município de Humaitá (AM), com os dizeres “Humaitá – AM – 15-03-1878”. Algumas pessoas estão de pé ao fundo, observando a cerimônia.
Texto: Acyane do Valle / TJAM
Fotos: Chico Batata TJAM
Revisão Textual: Joyce Desideri Tino.