Menu

Mãe Dináh: Perspectiva retira nomes de Amom, Coronel Menezes e Zé Ricardo de pesquisa e mostra um novo cenário para as eleições em 2024

Compartilhe

Cenário para prefeito em 2024

A Pesquisa Perspectiva Mercado e Opinião divulgada no último domingo (31) analisou o cenário político para as eleições para prefeito de Manaus em 2024 sem os nomes do deputado federal Amom Mandel (Cidadania); Coronel Alfredo Menezes (PL) e o ex-deputado federal José Ricardo (PT).

A pesquisa manteve os nomes do prefeito David Almeida (Avante), do deputado estadual Roberto Cidade (União) presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e do deputado federal Capitão Alberto Neto (PL).

No lugar de José Ricardo (PT), incluiu o nome de Anne Moura, secretária nacional de Mulheres do PT e candidata a vice de Eduardo Braga na última eleição para o governo do Amazonas.

Incluiu, ainda, o nome da reitora da Fametro Maria do Carmo, presidente estadual do partido Novo e Israel Tuyuka, pré-candidato confirmado pelo PDT.

Na ocasião, Coronel Menezes se posicionou sobre a pesquisa e afirmou que qualquer levantamento feito sem seu nome como opção é sem credibilidade porque pode induzir as pessoas ao erro.

Cenário para prefeito em 2024

Os três nomes excluídos da pesquisa deste domingo tinham, somados, 38,5% das intenções de voto na pesquisa Perspectiva divulgada na última sexta (29/12). Desse percentual, 16,1% migraram para os três nomes que vinham se mantendo na dianteira das pesquisas.

David Almeida que tinha 30,3%, agora aparece com 36,3%, herdando 6% das intenções de voto.

Roberto Cidade tinha 8,8% e agora foi para 13,8%, herdando 5%.

Capitão Alberto Neto tinha 7,9% e agora tem 13,0%, herdando 5,1%.

O PT, que com José Ricardo tinha 6,6%, agora, com Anne Moura , aparece com 2,1%.

Maria do Carmo aparece com 2,8% e Israel Tuyka com 1,2%.

Dobra o número de indecisos

O maior deslocamento de votos ocorreu para os eleitores indecisos que eram 9,0% e passaram para 21,4%. Ou seja, mais do que dobrou. Cresceu 12,4%.

Os eleitores que disseram nulo/branco/nenhum saíram de 5,5% e foram para 9,4%, um crescimento de 3,9%.

Se considerar o número de nulos e brancos e somar com os indecisos, só aí são 16,3% dos 38,5% que migraram.

Segundo Durango é natural, nesta primeira fase, esses votos migrarem e os eleitores passem para uma posição de expectadores para esperar o desdobramento do processo eleitoral até decidirem por um dos nomes, ou aguardarem novos nome na disputa.

Entretanto, ele disse que não se pode excluir os nomes do próprio deputado José Ricardo e do deputado federal Amom Mandel da disputa.

Segundo ele, a pesquisa divulgada neste domingo pela Perspectiva foi apenas um teste de cenário. Ele ainda destaca que nas próximas pesquisas poderá apresentar novamente os dois nomes aos eleitores.

Veja Também

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress