O presidente eleito Lula acertou com integrantes da sua equipe de segurança que só decidirá no dia da posse, em 1º de janeiro, se desfilará em carro aberto ou blindado pela Esplanada dos Ministérios.
O acerto foi discutido durante uma reunião do petista com os integrantes da Polícia Federal que comandam a sua segurança, na segunda-feira (26/12), em Brasília.
“Todas as opções estão postas, a decisão será tomada no dia do evento”, afirmou à coluna uma fonte diretamente envolvida na organização da segurança da posse.
Tradicionalmente, os presidentes eleitos desfilam em carro aberto durante os trajetos entre a Catedral de Brasília, o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto.
Lula, no entanto, foi aconselhado por alguns auxiliares a desfilar em carro blindado, após as tentativas de atentados terroristas em Brasília e outras regiões do Distrito Federal.
A despeito da possibilidade de desfilar em carro blindado, auxiliares de Lula garantem que o presidente eleito subirá a rampa do Planalto, momento em que também ficará exposto.