O presidente Lula desembarca em Lisboa na manhã desta sexta-feira (21/4), na primeira viagem à Europa de seu terceiro mandato. A viagem, que deverá ter cunho político, deve render uma dezena de acordos entre Brasil e Portugal.
Pela estimativa do Itamaraty, serão fechados cerca de 10 acordos entre os dois países, sendo que oito deles já estavam com negociações concluídas.
Por exemplo, Lula deve assinar a concessão de equivalência aos ensinos fundamental e médio do Brasil ao de Portugal. Também está previsto um acordo para que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) brasileira tenha validade permanente em Portugal, e vice-versa.
Na lista, ainda estão acordos nas áreas de energia, geologia, produção audiovisual, turismo, saúde e direitos humanos.
Cunha político
Como mostrou a coluna, Lula deve priorizar agendas políticas em sua primeira viagem à Europa.
Um dos principais objetivos do petista nas visitas será reestreitar relações com a União Europeia, com quem o Mercosul tenta por em prática um acordo comercial. Atualmente, o bloco é presidido pela Suécia, mas a Espanha assumirá o comando do grupo a partir do segundo semestre de 2023.
O presidente brasileiro também pretende usar a viagem a Lisboa e Madri para reiterar a imagem de independência do Brasil na guerra entre Rússia e Ucrânia. Com isso, tentará desfazer ruído de suas falas recentes em que criticou os ucranianos pelo conflito.
Agenda
A primeira parada de Lula será em Lisboa. O petista deve desembarcar na capital portuguesa por volta das 11h da sexta-feira (21/4), 7h no Brasil. Sua agenda oficial, no entanto, só começará no sábado (22/4), com uma série de encontros com autoridades.
Os primeiros compromissos de Lula serão encontros com o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e com o primeiro-ministro do país, Antônio Costa. Ainda no sábado, o petista também participará da 13ª Cimeira Brasil-Portugal, evento promovido pelo governo português.
O domingo (23/4) foi reservado por Lula para uma agenda privada, não divulgada pela Presidência. Na segunda-feira (24/4), o petista vai a Matosinhos, na região da cidade do Porto, onde participará de um fórum com 150 empresários, sendo 75 brasileiros e 75 portugueses.
O presidente brasileiro voltará para Lisboa no mesmo dia, para entregar o diploma do prêmio Camões ao cantor brasileiro Chico Buarque. A honraria foi concedida ao artista em 2019, mas o então presidente Jair Bolsonaro se recusou a assinar o diploma.
Espanha
Lula ficará em Lisboa até a terça-feira (25/4), quando participará, pela manhã, de uma sessão solene na Assembleia da República Portuguesa em sua homenagem. O petista deve discursar no evento. De lá, ele seguirá direto para Madri, na Espanha.