O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu nesta quinta-feira (23), a taxação de bilionários em evento de assinatura de atos bilaterais com o presidente do Benin, Patrice Talon. Segundo o petista, a medida poderia contribuir para o combate à fome na África.
“Se os 3 mil bilionários do planeta pagassem 2% de impostos sobre o rendimento das suas fortunas, poderíamos gerar recursos suficientes para alimentar as 340 milhões de pessoas que, segundo a FAO [Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação], enfrentam insegurança alimentar severa na África”
Lula ressaltou que muitos países em desenvolvimento já possuem políticas para erradicar a fome e a pobreza e que ele, por intermédio do G20, pretende ampliar esse grupo.
“Nosso objetivo, no G20 [grupo das 20 maiores economias do mundo], é mobilizar recursos para ampliá-las e adaptá-las a outras realidades”,
Durante o encontro com o presidente africano, os políticos decidiram dar um novo impulso à parceria bilateral, tendo como pilares a agricultura, a formação técnica e profissional, a cultura, o turismo, o transporte aéreo, a defesa e a segurança, bem como o financiamento ao desenvolvimento.