Menu

Lula afirma que Bolsonaro não voltará e que o povo tem de gostar de democracia

WhatsApp
Facebook
Telegram
X
LinkedIn
Email
Petista defendeu convivência 'civilizada e educada' entre as pessoas

O presidente Lula afirmou, nesta terça-feira, 2, que seu antecessor Jair Bolsonaro “não volta mais” ao cargo que ocupou.

“Esse povo vai ter que aprender a gostar da democracia, terá que aprender a conviver de forma civilizada e educada, um respeitar o outro”, disse, em entrevista à rádio baiana Sociedade.

Bolsonaro está inelegível até 2030, em virtude de uma reunião com embaixadores no Palácio da Alvorada, durante as eleições 2022. Pesam ainda contra o ex-presidente inquéritos no Supremo Tribunal Federal que tratam das joias sauditas, suposta fraude na carteirinha de vacinação e o que seria uma tentativa de golpe de Estado. Caso ele seja condenado em algum desses casos, terá os direitos políticos cassados.

bolsonaro inelegível
O ex-presidente Jair Bolsonaro, durante o evento de formatura de oficiais da Polícia Militar, ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas – 2/6/2023 | Foto: Werther Santana/Estadão Conteúdo

Na semana passada, Lula prometeu que não vetaria uma possível reversão da condição de Bolsonaro na Justiça Eleitoral. “Não veto candidato adversário”, observou. “Se eu derrotei ele [sic] quando era oposição e ele situação, imagina agora. Vou mostrar para ele que quem está na Presidência só perde a eleição se for incompetente.”

Apesar de fala de Lula, Bolsonaro acredita em reviravolta

Pessoas no entorno do ex-presidente dizem que Bolsonaro vê uma possível reviravolta de sua situação no Tribunal Superior Eleitoral, sobretudo depois da mudança de composição da Corte.

Em 2026, o tribunal será presidido pelo ministro Nunes Marques, tendo ainda na composição do tribunal André Mendonça.

Além disso, a corregedoria-geral tem mais chances de permanecer com um perfil mais técnico, assim como tem ocorrido com Raul Araújo.

plugins premium WordPress