Em sua fala durante o Grande Expediente no Plenário da Câmara Municipal de Manaus (CMM), o parlamentar citou a criação do modelo por meio do Decreto-Lei nº 288/1967, durante o período da Ditadura Militar, e sua importância para o povo manauara, amazonense e brasileiro.
“A Suframa é importante não apenas para o Amazonas, mas para o Brasil. Ao longo de sua história, ela passou por vários momentos, até chegar à condição atual de abrigar um dos principais parques industriais do País, que hoje conta com aproximadamente 600 empresas instaladas, fatura mais de R$ 170 bilhões de reais e gera cerca de meio milhão de empregos diretos, indiretos e, até, induzidos. Isso deve ser valorizado sobremaneira”,
destacou o parlamentar.
Luis Mitoso usou de altivez para chamar a atenção do pouco caso que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva está fazendo em não nomear o superintendente da Autarquia. Mitoso, inclusive, conclamou aos poderes constituídos locais para irmanados lutarem pela causa, que chega há quase 60 dias.
“Alerto aos senhores vereadores a falta de compromisso do governo federal com a cidade de Manaus e com o Estado do Amazonas. Temos o maior e melhor modelo econômico do país e o governo federal, simplesmente, vira as cotas para nós. A nomeação do superintendente é uma questão urgente que deve ser resolvida pelo Presidente Lula. Um governo que começou com 59 dias e não fez nada pelo Amazonas. Um governo que tem um secretário trabalhando as escuras para, sim, exterminar com a Zona Franca de Manaus. Temos que nos unir, a Câmara Municipal, a Assembleia Legislativa, a bancada federal capitaneada pelo nosso senador Omar Aziz para apontarmos um verdadeiro amazônida para defender com unhas, dentes e honra o modelo Zona Franca. Tenho certeza que com a experiência do senador Omar Aziz a Bancada Amazonense mobilizada fará a diferença em defesa da Suframa”,
enfatizou Mitoso, finalizando com a sua tradicional ‘marca’: _“Será por ti Manaus”.
No último dia 17 de fevereiro, houve a nomeação do economista Marcelo Souza Pereira para chefiar o órgão de forma interina, perdurando, assim, a definição de um nome para assumir a Suframa de forma definitiva.
VEJA O VÍDEO:
*Com informações Assessoria de Comunicação: Adeilson Albuquerque