O Flamengo embarcou na tarde deste domingo para Quito, no Equador, onde enfrentará a LDU às 19h desta terça-feira (22), pela 3ª rodada da fase de grupos da Libertadores. No jogo mais desafiador deste momento do torneio, Filipe Luís não poderá contar com De La Cruz, Allan e Alex Sandro que nem foram relacionados para a viagem.
A ausência do lateral-esquerdo já era esperada, após sofrer um edema na coxa esquerda na goleada sobre o Juventude, na quarta-feira passada. Ele também foi desfalque no clássico de ontem contra o Vasco, um empate sem gols no Maracanã.
Já os meias não têm problemas médicos, mas sim condições físicas que impedem que eles atuem na altitude de 2.850 metros da capital equatoriana. Na última data Fifa, De La Cruz foi cortado da partida entre Bolívia x Uruguai, na cidade de El Alto, por sentir demasiadamente os efeitos do ambiente. O motivo também levou o Flamengo a preservá-lo.
Allan sofre de uma condição chamada traços falcêmicos. Esta reduz a quantidade de oxigênio em seu sangue, o que requer mais atenção em locais com ar rarefeito, como Quito. Em 2024, o volante foi poupado de partida contra o Bolívar, em La Paz.
Ao todo, Filipe Luís relacionou 25 nomes para a viagem ao Equador, incluindo Ayrton Lucas, que deixou o jogo contra o Vasco sentindo cãibras, mas não preocupa. O zagueiro Cleiton e o jovem meia Joshua são novidades na lista.
— Nunca é fácil jogar (na altitude), sempre é difícil pressionar alto, porque os jogadores perdem fôlego rápido, e não recuperam. Esse é o problema. Tem que dosar melhor o esforço para performar. Vamos tentar um jogo muito sólido na fase defensiva, e tentar controlar o jogo com a bola o máximo possível para tentar vencer — apontou Filipe Luís após o clássico com o Vasco.
Terceiro colocado do grupo C, o Flamengo tem três pontos, um atrás de LDU e Central Córdoba. Após ser derrotado em casa pela estreante equipe argentina, precisa da vitória para voltar à zona de classificação e não deixar os líderes escaparem.