Menu

Leia a íntegra do discurso de Bolsonaro em ato na Av. Paulista

WhatsApp
Facebook
Telegram
X
LinkedIn
Email
Ex-presidente falou por 26 minutos durante manifestação a favor da anistia para os presos do 8 de Janeiro

O ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL), discursou por 26 minutos neste domingo (6.abr.2025), durante o ato a favor da anistia para os presos do 8 de Janeiro, na av. Paulista, em São Paulo. Em sua fala, ele afirmou que o tema é “mais importante do que a vida”, pois “um homem e uma mulher, sem liberdade, não vivem”.

Ele ainda criticou políticos da esquerda e se defendeu das acusações que ele enfrenta no STF (Supremo Tribunal Federal) por tentativa de golpe de Estado em 2023 –a 1ª Turma do Supremo tornou ele e mais 7 aliados réus.

Leia a íntegra da fala de Bolsonaro:

“Minha Paulista, meu Brasil, boa tarde! Meus cumprimentos a todos vocês que dedicaram esse domingo para aqui comparecer para lutar por aquilo que eu acho que é mais importante que a própria vida, é a nossa liberdade. O homem e uma mulher sem liberdade não vivem. Na semana passada, nesse mesmo local, [houve] um evento patrocinado pela esquerda, PT, PSOL. O que eles vieram pedir aqui? Vieram falar contra a anistia e pela prisão de Bolsonaro.

“Quanto à anistia, eles já perderam essa guerra. A grande maioria do povo brasileiro entende as injustiças e agora se socorre da nossa Câmara Federal, no Senado Federal para fazer justiça e a anistia é competência privativa do Congresso Nacional.
Caso eles votem, o projeto seja sancionado ou promulgado, no caso de um veto, vale a anistia. Nós estamos aqui, em grande parte impulsionado, impulsionado pelo episódio da Débora. Eu peço aqui a mãe da Débora aqui presente, a missionária Fátima e sua irmã Cláudia a comparecerem aqui.

“Se a missionária chora pela ausência da filha de 39 anos, imagine o quão chora a Débora pelos seus dois filhos de 10 e 7 anos de idade. Você, mãe, imagine por 2 anos dormir e acordar sem o calor dos seus filhos ao seu lado. Débora foi para [prisão] domiciliar, mas já tem 2 votos no Supremo, Alexandre Moraes e Flávio Dino, para condená-la a 14 anos de prisão.

“Eu não tenho adjetivo para qualificar quem condena uma mãe de 2 filhos a uma pena tão absurda por um crime que ela não cometeu. Só um psicopata para falar que aquilo que aconteceu no dia 8 de janeiro foi uma tentativa armada de golpe militar. E condena essas pessoas, como diz no jargão da justiça, de passeada, de bolo.

“E olhe só o que está acontecendo no Supremo no dia de hoje, apesar de domingo. Eles já formaram maioria para condenar a uma pena absurda um pipoqueiro e um sorveteiro por golpe de estado armado. É inacreditável o que acontece.

“Eu não falo inglês. Uma grande falha da minha formação. Mas quero dar um recado aqui para o mundo e depois eu faço a tradução para vocês.
Popcorn and ice cream sellers sentenced for coups to attack in Brazil. Ou seja, sorveteiro e pipoqueiro dando golpe de estado no Brasil. É uma vergonha condenar mais esses 2 por um crime que não existiu.

“Me acusam de golpe de estado. Segundo a Polícia Federal, do Alexandre Moraes do Fábio Schor que começou em julho de 21 numa live. ‘Você começou a dar um golpe de estado numa live’.

“Agora vamos ver. Quem deu o golpe em outubro de 22? Quem tirou o Lula da cadeia? Foi um CEP errado. O cara é condenado em 3 instâncias por corrupção, lavar dinheiro. É tirado da cadeia. Quem descondenou o Lula para ele fugir da lei da ficha limpa e se tornar candidato? Os mesmos. E o golpe? O que mais eles fizeram para botar o Lula lá? Vou falar algumas coisas aqui.

“Eu não pude mostrar durante a propaganda eleitoral de 22 o Lula falando que era legal roubar celular porque esses vagabundos queriam apenas tomar uma cervejinha. Eu não pude mostrar imagens do Lula defendendo o aborto. Não pude mostrar imagens do 7 de setembro. Imagens dele ao lado de ditadores como Ortega, Maduro, Ahmadinejad, entre outros. Não pude mostrá-lo no Morro do Alemão sendo recebido por traficantes quando me reuni com embaixadores, me tornaram inelegível. Não pude mostrar imagens discursando na Câmara no enterro da rainha.

“Eles derrubaram páginas, criaram resoluções fora do tempo legal para perseguir a direita. Fizeram a campanha para menores tirarem títulos de eleitor, e essa faixa etária, 75% vota na esquerda. Foram mais de 4 milhões de novos títulos. E mais, poderia ser a pá de cal por ocasião da diplomação do Lula o então ministro Benedito baixa e cochicha para Alexandre Moraes com os microfones abertos: ‘missão dada é missão cumprida’.

“Quem deu o golpe em 22? Quem pesou a mão por ocasião das eleições? Sem falar outras possibilidades. O golpe foi dado, tanto é que o candidato deles está lá. Alguns deles falaram que interferiram, sim, mas foi para o bem da democracia.

“Ora, se o Alexandre Moraes salvou a democracia no Brasil. Se ele evitou que uma ditadura fosse instalada aqui. Por que ele viaja de avião particular, ou melhor, de avião da FAB para assistir Palmeiras e Corinthians em São Paulo? Ele tinha que viajar como eu faço, de avião de carreira para ser aplaudido. Nós sabíamos o que daria esse governo.

“Tanto é que no dia 2 de novembro uma coletiva minha em Brasília ficou marcada pelo seu início quando eu disse vão sentir saudades da gente. O Brasil estava voando, somando a informalidade num pleno emprego. Terminamos 22 com 54 bilhões em caixa. Criamos o PIX. O Tarcísio fez barbaridade com seus pacos recursos. Tínhamos negócio com o mundo todo. O nosso agro estava no teto. A nossa equipe econômica era fantástica. Botamos o Brasil num lugar de destaque que ele sempre mereceu. Mas a interferência a mão pesada fez mudar o resultado final das eleições. Nós sabíamos o que estava fazendo. Lamentavelmente a pressão foi enorme, inclusive de fora do Brasil.

“Mas nós temos esperança. O movimento apresenta que hoje é pela energia pela liberdade das pessoas de bem. Mães, pais, irmãos, avós, pessoas que nunca pegaram em arma na sua vida. Tanto é que entre os condenados que estão respondendo o processo não achei ninguém com qualquer passagem pela polícia. E digo a vocês o golpe deles só não foi perfeito porque no dia 30 de dezembro de 22 eu saí do Brasil.

“Algo me avisou que alguma coisa ia acontecer. Se eu estivesse no Brasil, seria preso na noite de 8 de janeiro e estaria apodrecendo nossa cadeia até hoje ou quem sabe assassinado por esses mesmos que botaram esse vagabundo na presidência.

“Eu sempre peço a Deus força para resistir, sabedoria para decidir. Nós temos como sair dessa. O ano que vem o TSE terá um perfil completamente de isenção. E podemos voltar a confiar nas eleições do ano que vem.

“O atual sistema busca cada vez mais tirar da cédula eleitoral do ano que vem as lideranças de direita. O Caiado está aqui inelegível. Vai recuperar a elegibilidade dele se Deus quiser. Eu estou inelegível porque me reuni com embaixadores. Eu não me reuni com traficantes no Morro do Alemão como o Lula fez.

“Dizem que eu sou golpista porque o Flávio Dino, então da justiça, sumiu com as fitas do que acontecia na Esplanada. Se o golpe é meu, mostre as fitas. Eu tenho esperança no meu Brasil. Porque acredito no povo e em Deus. Nós temos como sair dessa situação. Não se preocupem comigo. Covardia pode acontecer amanhã cedo. Afinal de contas tem certas pessoas que só sobrevivem fazendo covardia com as outras pessoas.
Tenho esperança também de que de fora venha alguma coisa pra cá. Hoje faltou um filho meu aqui. O 03. Que fala inglês, fala espanhol, fala árabe. Tem contato com pessoas importantes do mundo todo. Está lá nos Estados Unidos.

“Daqui a 2 semanas ou 10 dias a justiça americana começa a investigar o caso Felipe G. Martins. Aquele que foi acusado pelo Fábio Schor e seu chefe de ter fugido do Brasil no dia 30 de dezembro no avião presidencial no qual fui para Orlando. Ora, prenderam o cara por 6 meses. Me convocaram várias vezes pra depor na Polícia Federal. Até pra depor sobre importunação de baleia. Por que não me convocou pra me perguntar se o Felipe Martins estava ou não no meu voo?

“Chantagearam um tenente-coronel do exército. Ameaçando de prender pai, esposa e filha. Fizeram uma delação com ele modificada várias vezes. Por que não perguntaram pra ele se o Felipe Martins estava no voo presidencial já que esse coronel estava comigo nesse voo? Queriam, obviamente, ou achavam que prendendo o garoto, o Felipe, em poucas semanas ele faria uma delação sob medida dessa parte da PF de Moraes. Não conseguiram.

“O que eles querem é me prender. Como disse, na semana passada estava aqui à esquerda. Querem me prender por quê? Acharam o dinheiro na minha cueca? Acharam o dinheiro no apartamento meu por aí? Roubei a Petrobras? Assaltei o fundo de pensão dos Correios? Eu não sou igual a eles. A grande revolta deles é que levantam tudo sobre a vida e não acham um só desvio de conduta.

“Essa semana arquivaram mais um processo que eu teria comprado 100 imóveis no Vale Ribeira de 90 até agora. Narrativas, mentiras covardia. A mesma coisa, um cartão de vacina, arquivado. A mesma coisa o presente, o TCU disse que o presente independentemente de seus valores, pertence ao respectivo ex-presidente da República.

“Na verdade, eles não querem a mim, Jair Bolsonaro. Eles querem a vocês. Eu estou no caminho deles. Se acham que eu vou desistir, que eu vou fugir, estão enganados. Eu fiz um juramento e eu cumpro. Defender minha pátria com sacrifício da própria vida.

“O que os canalhas querem não é prender de verdade. Eles querem me matar porque eu sou um espinho na garganta deles. Eu mostrei a vocês que o Brasil tem jeito. Um caipira do Vale Ribeira chegou na presidência. Só Deus vai explicar como.

“Montamos um ministério de qualidade. Tanto é verdade que temos aqui um dos meus ministros que é governador de São Paulo. Um cara competente, decente, honesto. Assim foi com quase todo o meu ministério. Como Rogério Marinho, Adolfo Saxida, entre outros que estão aqui. Mostramos para vocês as entranhas do poder. Mostramos o que era. O que eram os tribunais. O que é o poder executivo. Como funciona o legislativo. Pegamos estatais com prejuízo bilionários. Entregamos com lucro bilionário.

“Os bancos oficiais eram uma festa. Cada facção dominava uma diretoria. Fizemos aquilo não por dizer que seja virtude, mas por obrigação de tratar a coisa pública da forma que ela tem que ser tratada.

“Não me arrependo do que aconteceu comigo. Se tomei uma decisão equivocada, não foi por má-fé. Foi por vontade de acertar. Foi por querer fazer do seu país realmente uma grande nação.

“Hoje temos um presidente que defende o terrorismo do Hamas. Defende ditadores como Maduro e Ortega. Um presidente que não respeita as mulheres. Só fala aquilo que não faz bem a nossa nação. Tenho esperança. Apesar de saber quem vai me julgar que nós podemos mudar esse quadro.
Mudando esse quadro, eu sempre tenho dito por aí me dê 50% da Câmara e 50% do Senado que eu mudo o destino do Brasil. Os outros 50% ficam para os partidos dos governadores que estavam aqui. Nós temos como, dentro das 4 linhas, um Senado forte não para perseguir, mas para mostrar para qualquer um que queira extrapolar, se assim fizer vá responder no Tribunal do Senado Federal.

“Bukele fez o mesmo e El Salvador. Podemos fazer o mesmo aqui. Graças a Deus, Donald Trump se elegeu nos Estados Unidos. Eu só tenho gratidão a ele pelos 2 anos que ficamos juntos nas nossas respectivas presidências.

“O Brasil voltará a ser um país respeitado. O Brasil com seu potencial fará de todos nós um povo melhor, mais rico e mais feliz. Eu acredito no meu Brasil. Nós acreditamos no Brasil. Não vamos desistir.

“Jogar toalha, pendurar chuteira não existe em nosso meio. A luta, repito, é pela liberdade dessas pobres pessoas que estão coordenadas apenas de até 17 anos de cadeia. Aqui tem um montão de policial militar que já prendeu muitos vagabundos. Duvido ou raro, foram esses que eles prenderam, que puxaram uma cana 17 anos. Isso é uma maldade, uma desumanidade. É algo que temos que entender.

“Se tivesse qualquer um de vocês Brasília naquele dia 8 de janeiro poderia agora estar preso e cumprido uma dura pena. A Débora é um símbolo para todos nós, mais Déboras nós temos em nossas famílias. Imagina o suplício da Débora.

“O pedido de vistas acaba em 3 meses. Já está 2 a 0 para ser condenada a 14 anos de cadeia. Assim como confirmaram prisão hoje do pipoqueiro e do sorveteiro, peço a Deus estar errado que só 2 ministros tem votado pela absolvição dessas pessoas, os outros 9 é por condenação. 9 ministros votando para condenar pessoas humildes a uma pena tão grave, por um crime impossível.

“Quando fala sítio e defesa, que eu queria dar um golpe em cima disso, o 1º movimento pra sítio e defesa é convocar conselhos. Nenhum conselho foi convocado, então nem ato preparatório houve.

“Vamos esperar o final disso, mas vamos continuar andando pelo nosso Brasil, mostrando que o Brasil tem jeito. Mostrando as injustiças, mostrando aquilo que, linguagem, lá de fora, é conhecida como Lawfair, ou seja, o ativismo judicial para caçar direita, como caçaram Le Pen na França, como quiseram caçar Trump nos Estados Unidos, como caçaram o presidente da Romênia, como Maduro fez na Venezuela, caçando seus opositores ou botando na cadeia, como Maduro fez, em El Salvador, todos os seus 7 oponentes.

“Eleições 26 sem Jair Bolsonaro, é negar a democracia, é escancarar a ditadura do Brasil. Se o voto é a alma da democracia, a contagem pública do mesmo se faz necessário.

“Meus irmãos de todo o Brasil, aqui, apesar do momento difícil, a gente consegue recarregar as baterias, se preparar para novas batalhas, mas com a certeza que a vitória virá.

“A todos vocês, meu muito obrigado por esse momento. Um abraço nos homens, um beijo nas mulheres. E vamos lá, que esse Brasil fantástico é de todos nós. Brasil acima de tudo. Brasil acima de tudo”.

plugins premium WordPress