De forma irreconhecível e incomum na temporada, o Amazonas FC sofreu a virada, foi goleado por 5 a 1 para o Volta Redonda e perdeu também a liderança da Série C do Campeonato Brasileiro. A vantagem que chegou a ser de cinco pontos para o segundo colocado desmoronou após duas derrotas seguidas para Paysandu e Voltaço.
O jogo
Aproveitando o fator casa, o Volta Redonda foi quem chegou com perigo primeiro. Aos 11 minutos, Paulinho aproveitou sobra de bola pelo meio e mandou um chutaço para boa defesa de Edson Mardden. A resposta do Amazonas veio três minutos depois. Rafael Tavares cobrou falta no canto, Jean Drosny espalmou, mas Sassá aproveitou o rebote e de canhota, mandou para o fundo do gol.
Porém, a alegria da equipe amazonense durou muito pouco. No lance seguinte, Italo foi lançado pela esquerda e tocou para Douglas Skilo, que desviou para deixar tudo igual no Raulino de Oliveira. Aos 27, nova chegada da equipe da casa. Wellington Silva recebeu pela direita, cortou para o meio e de canhoto finalizou na direção do gol, mas Mardden fez a defesa.
E quando a partida se encaminhava para ir ao intervalo empatada, Italo fez valer a ‘Lei do ex’ para colocar o Volta Redonda à frente do placar. Já aos 44 minutos da primeira etapa, Douglas Skilo fez boa jogada pela esquerda, tocou para elevação para Marquinhos, que desviou de cabeça para Italo, livre no meio da área, finalizar de canhota para o fundo do gol.
A vida da Onça-pintada ficou ainda mais difícil dois minutos depois, quando o camisa 9 do Voltaço aproveitou uma lambança da defesa amazonense, roubou a bola, saiu na cara do gol e tocou no canto de Mardden para colocar o 3 a 1 no placar.
Segundo tempo
Após o intervalo, a Onça-pintada tentou reagir logo aos sete minutos. Ruan foi acionado pela direita e cruzou para Sassá, que desviou de leve e parou no goleiro Jean. A resposta do Voltaço veio no minuto seguinte. Depois de escanteio cobrado na área, Bruno Barra desviou de cabeça, mas Mardden fez boa defesae mandou novamente para escanteio.
E aos 16 minutos, Jackson se enrolou com a bola e Após dividida a bola ficou limpa para Marquinhos, que rolou para Wandson mandar de esquerda no alto de Mardden para transformar a vitória em goleada. Instantes depois, Sassá aproveitou bola sobrada e já dentro da área finalizou forte, mas Jean fez a defesa.
E aos 23 minutos, a situação ficou ainda mais complicada para a equipe amazonense. Em contra-ataque veloz, Wandson recebeu pela direita, rolou para Marcão, que deixou o marcador no chão e rolou para Samuel Granada empurrar para o fundo do gol e colocar o 5 a 1 no placar.
Buscando explicações após a partida, o técnico Rafael Lacerda tentou fazer uma análise das razões que podem ter desencadeado o revés de virada no Rio de Janeiro. O comandante “bateu no peito” e assumiu a responsabilidade pela derrota.
É difícil até explicar uma derrota de 5 a 1 em cima da campanha que o Amazonas vinha fazendo. Mesmo quando a gente perdeu, contra Brusque e Paysandu, a equipe se portou bem, jogou bem e não merecia a derrota. Mas hoje muito abaixo, em todos os sentidos, coletiva e individualmente. Claro que a gente não aponta erros individuais, a responsabilidade pela derrota é minha, do treinador. A gente inicia bem a partida, os primeiros quinze minutos, faz o gol, a equipe com volume, uma postura, jogando dentro do campo do Volta Redonda, e gente toma o primeiro gol num erro de posicionamento, a equipe se desencontra, o Volta Redonda é melhor na partida, toma conta, começa a controlar as ações do jogo e tomamos dois gols de vacilo, de erro de posicionamento, de quebra de linha no momento errado e a gente acaba levando dois gols antes do intervalo que desestabiliza. A gente tenta fazer as mudanças no intervalo para ver se a gente consegue um novo ânimo, mas não estávamos numa tarde feliz.Rafael Lacerda
Em derrotas, Lacerda deixa claro que não permite que o clima de “terra arrasada” atinja o grupo de jogadores. É necessário ter equilíbrio e confiança de que os mesmos atletas que levaram o clube ao topo da Série C, superem o momento turbulento.
Muito abaixo, muito aquém do que a gente está acostumado, mas a gente não tem tempo para ficar lamentando. O clube como um todo precisa sofrer essa derrota, mas a partir de amanhã a gente já tem que levantar a cabeça e pensar no Ypiranga. Estamos na segunda colocação, temos que voltar a vencer, é difícil falar de voltar a jogar bem, porque acredito que hoje foi a única partida no campeonato que a gente jogou mal. A gente tem que recalcular algumas coisas, conversar internamente, mas passar confiança para os atletas. Eu tenho certeza que os mesmos jogadores que nos colocaram na liderança são os mesmos que vão dar a volta por cima depois dessa derrota.Rafael Lacerda
O próximo duelo da Onça-pintada será sábado (22), no estádio Carlos Zamith, às 15h30, diante do Ypiranga-RS, primeiro time fora da zona de classificação da Série C. A equipe aurinegra segue a um ponto do líder Operário-PR.