Nesta quinta-feira (1), a Associação Internacional de Surfe (ISA, na sigla em inglês) anunciou a decisão de afastar o juiz Ben Lowe da competição de surfe na Olimpíada de Paris.
A notícia foi divulgada após o australiano compartilhar nas redes sociais uma foto ao lado de um dos atletas, o também australiano Ethan Ewing. O assunto começou a ser debatido nas redes sociais na última quarta-feira (31) e ganhou ainda mais visibilidade após o surfista Pedro Scooby denunciar a situação no Instagram.
A foto foi publicada na última segunda-feira (21), nas redes sociais do juiz. A competição de surfe está acontecendo em Teahupo’o, na Polinésia Francesa, e o registro foi tirado durante uma folga dos circuitos por conta das condições do mar, que não estavam boas. Na imagem, o Ben Lowe aparecia ao lado do técnico Bede Durbidge e do surfista Ethan Ewing. “Esses três meninos de Straddie (uma ilha na Austrália) fazendo seu trabalho nas Olimpíadas”, dizia a legenda da imagem. Vale lembrar que existe a possibilidade do surfista cruzar com os brasileiros Gabriel Medina e João Chianca na competição.
Na nota divulgada, a Associação Internacional de Surfe reprovou o comportamento do juiz e falou sobre a decisão. “É inapropriado para um juiz interagir dessa forma com um atleta e sua equipe. Para proteger a integridade e a justiça da competição em andamento, e em acordo com o Código de Conduta da ISA e o Código de Ética do Comitê Olímpico Internacional, o Comitê Executivo da ISA decidiu remover o juiz do painel de julgamento da competição. […] A ISA comunicou a todos os juízes e equipes para recordá-los das responsabilidades relacionadas a comportamentos inapropriados”, dizia o comunicado.
A reclamação de Pedro Scooby
A denúncia do ex-marido de Luana Piovani foi feita através dos stories do Instagram na última quarta-feira (31). Na ocasião, Pedro Scooby tentou explicar aos mais de 8 milhões de seguidores sobre a possibilidade do ato do juiz Ben Lowe prejudicar os brasileiros e também outros competidores.
“Lá em Tóquio, teve um juiz que deu as notas mais altas para os adversários do Medina, na mesma bateria, e as notas mais baixas pra ele. […] Esse cara está aqui de novo. Hoje, estou eu de boa, recebo uma foto no WhatsApp, desse cara abraçado com o Ethan. Se ele passar, e o Medina passar, eles podem cair juntos na semifinal. Eu fiquei pensando e vou fazer uma comparação aí para o Brasil. Imagina o jogo aí, Fla x Flu, e aí um dia antes do jogo, o juiz lá do futebol vai encontrar o Gabigol? Tá de sacanagem meu irmão? A gente tá falando de Olimpíadas, uma entidade séria, isso não poderia acontecer”, explicou ele.