O ex-ministro da Casa Civil e ex-presidente nacional do PT, José Dirceu, fez duras críticas à militância petista em relação à postura do partido diante dos evangélicos. Durante uma plenária do PT em Brasília, no último sábado (28), Dirceu afirmou que seria um erro questionar a presença dos protestantes na política, ressaltando a própria origem do partido ligada à Igreja Católica.
“Nós erramos quando criticamos a presença dos evangélicos na política. Nós nascemos nas igrejas, nas pastorais e fugíamos para a igreja quando estávamos para ser presos. Era nas igrejas que fazíamos nossos comitês de greve, de arrecadação de alimentos”, afirmou o ex-ministro, sendo aplaudido pelos militantes presentes.
Embora tenha criticado o conservadorismo e o liberalismo econômico das chamadas “facções evangélicas”, Dirceu destacou que a disputa política não deve se dar pelo viés religioso, mas sim por projetos e ideologias distintas.
“Temos projetos antagônicos por conta do conservadorismo, do liberalismo econômico e autoritarismo das facções evangélicas, mas não é pela questão da religião. Não é porque eles não podem (ocupar a política)”, pontuou.
Retorno de Dirceu ao cenário político
Em 2005, o ex-ministro teve o mandato cassado devido ao escândalo do Mensalão. Ele foi preso em 2013 por ser considerado um dos líderes do esquema de compra de apoio parlamentar para projetos do governo no Congresso entre 2003 e 2004.
No entanto, em 2016, a pena de 7 anos e 11 meses de Dirceu foi anulada pelo atual presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso. Em outubro de 2024, o ministro Gilmar Mendes anulou todos os atos processuais da Lava Jato contra o ex-ministro.
Desde o início do ano, o petista tem ampliado sua agenda e recebido apoio de setores da militância do partido. Embora evite falar em candidatura, Dirceu vem sendo cotado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados em 2026. Enquanto isso, segue intensificando sua agenda política. Nos próximos meses, planeja o lançamento do segundo volume de suas memórias, com uma turnê de eventos pelo interior de São Paulo no segundo semestre deste ano.