Menu

Jornalista desmascara David Almeida com dados sobre pesquisa da saúde básica

WhatsApp
Facebook
Telegram
X
LinkedIn
Email

A narrativa empreendida pelo prefeito David Almeida (Avante) de que Manaus tem a melhor saúde básica do Brasil não se sustenta na realidade nem nos números, avaliou o jornalista Thiago Botelho na coluna Sem Mimimi desta terça-feira (16).

De acordo com o jornalista, no primeiro semestre deste ano, 111.022 crianças foram atendidas nos três hospitais e prontos-socorros infantis da rede estadual de saúde. Desse total, segundo ele, quase 70 mil (69.769) foram atendidas com classificação azul e verde, consideradas de baixa complexidade.

“Ou seja, são pacientes que poderiam ser assistidos em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) da Prefeitura de Manaus, que não funcionam 24 horas nem nos finais de semana”, observou.

Os dados divulgados com exclusividade por Botelho foram repassados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). Para se ter uma ideia, o Hospital da Criança da Zona Leste, conhecido como Joãozinho, foi a unidade que mais recebeu pacientes com casos menos graves.

“Dos 33.053 atendimentos registrados no primeiro semestre de 2024, quase metade (14.994) foram atendimentos a crianças que poderiam ser assistidas em unidades de saúde do município”, revelou o jornalista.

Já no Hospital Pronto-Socorro da Criança da Zona Oeste, dos 40.555 atendimentos de crianças que deram entrada na urgência e emergência, 12.414 (30,6%) foram assistências consideradas de baixa complexidade.

“Em relação aos pacientes que deram entrada no primeiro semestre nos hospitais e prontos-socorros João Lúcio, 28 de Agosto e Dr. Plantão Araújo, 46.564 foram atendimentos de baixa complexidade, ou seja, pessoas que poderiam ser assistidas em atendimento ambulatorial em uma Unidade Básica de Saúde. O total dos pacientes que deram entrada nos três hospitais foi de 149.242 pessoas”, comentou.

Os números, na avaliação de Botelho, contradizem as falas de David, que brada aos quatro cantos da cidade que a capital amazonense tem a “melhor saúde básica da história e que nunca a Prefeitura de Manaus investiu tanto na atenção básica”.

“O tema da saúde, em que pese seja fortemente trabalhado pela Comunicação da prefeitura como algo positivo por premiações duvidosas em nível nacional, também tem sido uma pedra no sapato de David, já que os opositores têm chamado a atenção para o fato da saúde do município só funcionar em horário comercial”, comentou.