Daniel Alves tem sido blindado na seleção brasileira. Comissão técnica e jogadores saem em defesa do jogador de 39 anos. Ele será titular na partida de sexta-feira, contra Camarões, e vai jogará com a faixa de capitão no braço, uma vez que Thiago Silva não estará em campo.
Desde que foi convocado, tem sido o calcanhar de Aquiles da lista de 26 jogadores de Tite. Quando o treinador optou por improvisar Eder Militão na lateral contra a Suíça em vez de escalar o veterano, os questionamentos ao jogador aumentaram.
Ele é um dos líderes do elenco. Forte presença no ciclo de 2018, acabou cortado por conta de lesão. Mas seguiu nos planos de Tite. A boa vontade do treinador foi tanta que o técnico decidiu convocá-lo mesmo estando sem atuar há três meses.
– Tenho um prazer de conversar com o Daniel Alves todos os dias. Eu acho muito chato o que fazem com ele, como falam do momento dele – reclamou Alex Telles. – Ele está totalmente focado, positivo. Dispensa comentários. Ele tem uma mentalidade muito forte.
Sem grandes chances de ganhar a posição, tem tido seu papel dentro do vestiário. Ele é bem aceito por outros veteranos, como Thiago Silva e Neymar, e também é querido pelos novos. Daniel Alves tem ascensão sobre companheiros.
Membros da comissão técnica elogiam a dedicação do jogador nas atividades. Daniel Alves teve de alcançar índices físicos para ser convocado mesmo atravessando longo período de inatividade. A convocação mesmo com o tempo parada recebeu críticas. Quando foi preterido para substituir Danilo contra a Suíça, a questão voltou com mais força.
– Se ele está aqui mesmo sem jogar há três meses, é porque tem condição para isso – frisou Fabinho.
No dia anterior, César Sampaio, auxiliar técnico de Tite, e Juninho, diretor de seleções, também saíram em defesa de Daniel Alves.
Evolução ao longo da Copa
A comissão técnica da seleção levou em consideração, no momento de convocá-lo, a expectativa de que ele ganhe ritmo de competição ao longo do Mundial. Desde Turim submetido a uma rotina mais intensa de treinos, Daniel Alves tem sido instigado a acompanhar o ritmo dos mais jovens do grupo.
Depois de permanecer no banco contra Sérvia e Suíça, ele será titular contra Camarões e os minutos que ganhará servirão para acelerar seu crescimento. Não será surpresa se passar a entrar ao longo das partidas nas fases mais avançadas da Copa.